Dicas para manter a casa saudável e precavida de doenças no inverno

Spread the love




 

Na última Quinta-Feira, 21, começou oficialmente o inverno no hemisfério norte. Com a chegada do frio e a combinação da baixa umidade do ar e da concentração de poluentes, cria-se um ambiente favorável para proliferação de doenças, em especial as doenças respiratórias.

Segundo uma reportagem do R7, que entrevistou o infectologista Bráulio de Mello Araújo, do Hospital Geral de Pirajussara, em Taboão da Serra, as doenças típicas dessa estação como resfriados, gripes, pneumonias e faringite, exigem muitos cuidados para evitá-las. Sua proliferação deve-se ao fato dos ambientes permanecerem fechados, sem muita ventilação e com aglomeração de pessoas, facilitando a transmissão de doenças.

Resolvemos trazer algumas dicas para ajudar a prevenir essas doenças e mantê-los saudáveis durante todo o inverno:

Alimentação

É recomendado que a alimentação seja balanceada, com sopas e caldos com muitas verduras e legumes. Frutas são essenciais, principalmente as frutas que possuem Vitamina C e ajudam a prevenir gripes e resfriados.

Manter o corpo hidratado com água é muito importante, pois evita o ressecamento das vias aéreas e também, caso tenha, das feridas que são portas de entrada para doenças. (Leia nosso artigo sobre a água)

Sempre que sair no tempo frio, tente consumir café ou chá quente, pois ele ajuda a manter seu corpo aquecido, e quando voltar para sua casa, procure também consumí-los.

Após consumir sorvetes ou líquidos gelados, tome um copo de água em temperatura ambiente, assim você evita que sua garganta inflame.

Com esses cuidados, sua imunidade aumenta, baixando os riscos de doenças.

Pessoais

Sempre que for espirrar, cubra a boca e o nariz, e em seguida, lave bem as mãos. Também é importante sempre manter a respiração pelo nariz e não pela boca, pois as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo.

Se você fuma, tente fumar em locais abertos, e caso você não fuma, evite ambientes com fumaça e muita poeira. Sempre bom evitar contato direto com pessoas gripadas ou com resfriados. Caso não tenha como evitar, tente fazer a pessoa utilizar máscaras para não proliferar a doença.

Pessoas com problemas respiratórios como bronquite, sinusite ou asma devem evitar contato com tapetes, pelúcias e produtos que possuem pelos.

Nunca tome banho e em seguida saia no tempo frio, aguarde por pelo menos 30 minutos.

Sempre que utilizar o banheiro, lave bem as mãos e se possível utilize um álcool em gel para reforçar.

Ambientes em Geral

É sempre bom ventilar o ambiente, pois as bactérias ficam concentradas em locais fechados. Abra a janela de sua sala e quarto por pelo menos 30 minutos diariamente, para que haja troca de ar no ambiente.

Exponha seus lençóis, edredons e roupas no sol sempre que possível, e procure lavá-los ou trocá-los toda semana.

Muitos objetos como celulares, controles remotos, chaves, fones de ouvido, bolsas de mão, carteiras, calçados e outos acabam passando despercebidos e podem carregar muitas bactérias. Limpe-os com lenços desinfetantes ou álcool em gel sempre que possível.

Cozinha

■ Alimentos Crus

Ao manusear alimentos crus, como carnes e outros, sempre lave as mãos, pois podemos contaminar outros objetos facilmente. É sempre bom lavar a tábua de corte e os utensílios também antes de utilizarmos novamente, e quando finalizarmos é sempre bom deixar uns 15 minutos de molho na água sanitária (o famoso Bleach), e em seguida, lavar com sabão e enxaguá-lo com água fervendo. Isso ajuda a desinfetá-lo.

■ Panos e Utensílios

É sempre importante manter atenção aos panos de limpeza e esponjas, e ao menos uma vez por semana, desinfetá-los, colocando-os de molho por 15 minutos em um recipiente com água quente e um pouco de água sanitária (Bleach).

Água fervendo também é ótima para desinfetar os objetos e utensílios como a própria pia, o escorredor de louças e aquele rodinho.

Banheiro

■ Escovas de Dentes

Evite deixar as escovas de dentes naqueles recipientes em cima da pia, pois quando usamos o banheiro e utilizamos a descarga com a tampa do vaso sanitário aberto, as bactérias tendem a subir e aglomerar-se nas cerdas das escovas. Troque sua escova regularmente, em geral a cada 3 meses, para evitar bactérias e também para que a escovação seja eficiente, além de também sempre higienizar sua escova, lavando-a bem e secando-a após o uso. Sempre bom, uma vez por semana, deixarmos ela de molho em um copo, com uma colher de bicarbonato de sódio e depois enxaguar com água fervente.

■ Toalhas

As tolhas de banhos são um item que facilmente podem ser contaminadas, pois ficam úmidas a maior parte do tempo, aglomerando bactérias. Após o banho, coloque-a para secar em uma área que pegue mais ventilação, e procure trocar ou lavá-las uma vez por semana. Se perceber que a toalha está com cheiro ruim, troque-a imediatamente mesmo que tenha sido utilizada poucas vezes.

■ Tapetes

O tapete de saída do banho também é um vilão para aglomeração de bactérias e fungos. Ele fica úmido por muito tempo facilitando a proliferação. Ao menos uma vez por semana, troque o tapete e sempre que possível exponha ao sol.

Se você usa aqueles tapetes de borracha dentro das banheiras e boxes, sempre após o banho, pendure-o para secar.

■ Vaso Sanitário

No vaso sanitário, procure ao menos uma vez por dia passar aqueles lenços desinfetantes, e sempre feche a tampa antes de dar descarga para não espalhar bactérias.

■ Bucha de Banho

Ao menos uma vez por semana, sempre deixe a bucha de molho por 15 minutos na água com bicarbonato de sódio. Isso ajuda a mantê-las limpas eliminando as bactérias.

■ Chuveiro

Sempre bom dar uma higienizada no chuveiro. Ao menos uma vez a cada 15 dias, pegue um saquinho ziploc, coloque água com bicarbonato de sódio, e enfie o chuveiro dentro, amarrando-o no cano atrás do chuveiro com um barbante. Deixe por 30 minutos, remova e ligue o chuveiro. Isso ajuda a limpar a cabeça do chuveiro e a matar as bactérias. Faça o teste e verás a cor da água após o período estipulado.

Quartos

■ Fronha

Ao menos uma vez por semana, troque a fronha do travesseiro, pois eles juntam muitos ácaros e podem causar doenças. Sempre que possível coloque-os no sol por pelo menos 30 minutos.

■ Tapetes

Já os tapetes, também devem ser trocados com frequência e expostos ao sol para eliminar os ácaros.

Pijamas

Utilize-o no máximo por uma semana e depois troque-o por um pijama limpo. As vezes, mesmo com todo esse frio, costumamos suar durante a noite e isso faz com que haja aglomeração de fungos e bactérias.

Espero que essas dicas sejam úteis e não esqueça de ler também algumas dicas pessoais para você passar o inverno saudável e enfrentar o tempo gelado e 12 dicas de segurança para você e seu veículo nesse inverno.

Um ótimo inverno saudável para todos.

 

Foto de Capa: Life Hacks

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *