Você pode estar tomando água prejudicial a sua saúde! Saiba o que é pH e sua importância

Spread the love




 

Todos nós sabemos que a água é um elemento indispensável em nossas vidas, e que devemos tomar muita água, para evitar pedras no rim e outros problemas de saúde. Também sabemos que a água, é um fator importantíssimo para combater a gripe ou resfriados. Todavia, toda água que bebemos possui um pH (não somente a água e sim todos os líquidos), que é um componente importantíssimo para sua saúde e é nele que iremos falar.

Mas, o que é pH?

pH nada mais é que o acrônimo para potencial hidrogeniônico, em outras palavras, a quantidade de prótons de Hidrogênio presente em componentes líquidos. Quanto maior o potencial hidrogeniônico, mais limpa ou alcalina a água será. Quanto menor, mais ácida.

Inclusive nosso sangue também possui um pH, e ele varia de acordo com cada indivíduo, portanto, para o sangue de uma pessoa saudável o pH é de 7,4. Para uma pessoa com câncer, os valores são registrados entre 4,5 e 5,7.

Quando bebemos qualquer líquido, nosso corpo tende à “coar” esses líquidos, através dos nossos rins, deixando o pH desse líquido com a mesmo do nosso sangue. É por esse motivo, que é recomendado evitarmos excesso de líquidos bom pH baixo, pois nosso corpo precisa forçar os rins para limpá-lo.

Vejamos o pH de alguns líquidos presentes em nosso dia-a-dia:

■ Vinho: varia de  2.8 à 3.5
■ Vodka: 4.0
■ Cerveja Pilsen: varia de 4.4 à 4.7
■ Cerveja de Trigo: varia de 3.3 à 3.7
■ Coca-Cola: 2,5
■ Saliva Humana: 6,5 – 7,4
■ Água natural: 7
■ Água do mar: 8
■ Cloro: 12,5
■ Vinagre: 2,9

Agora, vejamos o gráfico abaixo:

Conforme descrevemos quanto menor o pH mais ácido e quanto maior o pH mais alcalina. A maioria das águas de torneira possuem pH de 7, ou seja, pH neutro e são muito melhores para tomar do que muitas outras marcas de águas vendidas em supermercados. O esgoto tem um pH de 0.

O ideal é sempre tomarmos água com pH entre 8 e 9, pois são as águas mais limpas, alcalinas e ideais para nosso corpo, já que pH muito alto também é nocivo à nossa saúde.

Já sabemos que devemos tomar água com pH entre 8 e 9, que nosso sangue em estado normal tem pH 7,4, que não podemos exagerar nos líquidos com pH muito abaixo do neutro que é 7, e nem muito alto.

Agora vamos listar as marcas de águas que são vendidas nos supermercados americanos. Ao verificar o gráfico abaixo, podemos notar que existem águas que são vendidas e são mais ácidas e prejudiciais à saúde do que a própria água de torneira.

Isso justifica porquê algumas marcas de água custam absolutamente mais caras e outras são quase de graça. Você paga pelo que realmente você quer para sua saúde.

Segundo o site Melhor com Saúde, uma maneira bem recomendável para aumentar o pH de uma água é fervendo-a por em torno de 5 minutos, ou através de uso de destiladores de água, ou filtros, que eliminarão às toxinas. Há também algumas receitas caseiras, como por exemplo água com limão, água com bicarbonato de sódio ou água com gotas de alcalinizantes.

Agora fica a seu critério qual marca de água tomar, mas lembre-se desse gráfico, e também que você pode estar adquirindo um produto prejudicial à sua saúde e que poderá causar problemas mais cedo ou mais tarde.

E nessa temporada de festas, manere no álcool e mantenha seu corpo saudável.

 

Fotos de Capa: Omenka Online

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *