Você Sabe Como Tirar O Passaporte?

Spread the love




 

Na matéria de hoje, decidimos fazer um passo-a-passo de como adquirir seu passaporte, tudo de acordo com as normas da Polícia Federal. Para tanto se ainda restar dúvidas, não hesite em nos enviar um e-mail. Segue:

1. Documentação Necessária

Para Menores De 18 Anos

■ É obrigatória a autorização de ambos os pais ou do responsável legal, o formulário de autorização está disponível em três modelos diferentes, a partir daqui ou no site da Polícia Federal;

■ Em caso de óbito dos pais, apresentar a Certidão de Óbito.

Importante: O menor, obrigatoriamente, deverá presenciar o momento do requerimento e da retirada do passaporte, mas mediante a apresentação do formulário assinado por ambos os pais, a presença dos mesmos são dispensáveis.

Para Maiores De 18 Anos

■ Documento de Identidade: RG (Carteira de Identidade), CNH (Carteira de Habilitação) ou CLT (Carteira de trabalho);

■ Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve) ou uma declaração da Justiça eleitoral que comprove sua regularidade com as obrigações eleitorais;

■ Documento que comprove dispensa ou quitação com o serviço militar (obrigatório e exclusivo para homens);

■ Certificado de Naturalização (obrigatório e exclusivo para os naturalizados).

Importante: Além de TODOS os documentos ORIGINAIS. Se não for seu primeiro passaporte, é necessário levar o anterior (comum ou de emergência). Caso contrário, será aplicada uma taxa em dobro.

2. Solicitação

O segundo passo, é necessário você acessar o site da policia federal para solicitar o passaporte.

O preenchimento do formulário aqui ou no site da Polícia Federal é simples. São solicitados dados pessoais, documentos, endereço e você poderá selecionar o local de atendimento. Ao terminar, “clique em gerar protocolo” e IMPRIMA.

3. Pague A Taxa De Emissão

Após o preenchimento do formulário anterior, ainda no site da Polícia Federal, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU) que é a taxa de emissão, atualmente no valor de R$ 275,25. Pague-a e IMPRIMA ou GUARDE o comprovante de pagamento.

4. Agende A Data De Atendimento

Em alguns postos é necessário agendar o atendimento, em outros não.
Com o protocolo de solicitação em mãos, clique aqui e agende seu atendimento.

5. Compareça Ao Posto Da Polícia Federal

Após o agendamento da data de atendimento, se o seu posto necessita de agendamento prévio, compareça ao local de atendimento na data agendada com os documentos listados no Passo “1” juntamente ao comprovante de solicitação e o comprovante de pagamento. Chegando ao posto de atendimento na data agendada (ou não), serão conferidos seus documentos, recolhidos sua assinatura e digitais e tirarão sua foto, ou seja, vá ajeitadinho. Agora, é só aguardar o passaporte ficar pronto, o prazo é em torno de seis dias úteis e eles te entregarão um protocolo para você acompanhar a provável data de entrega, aqui.

6. Retire Seu Passaporte

A data de entrega chegou e o passaporte ficou pronto? Agora é só comparecer ao local de atendimento com um documento de identidade ORIGINAL e realizar a retirada.

Importante: A validade do passaporte é de dez anos, e você pode renová-lo antes de expirar, seguindo os passos acima.

Acesse aqui se ainda tiver dúvidas que será direcionado ao site da Polícia Federal que mantém uma página de dúvidas frequentes ou deixe sua dúvida nos comentários abaixo que faremos o possível para auxiliá-lo. O processo de formalização do passaporte parece extenso porque está detalhado, mas é rápido e tecnológico e é o primeiro passo que separa você da sua viagem dos sonhos, nacional ou internacional. Não deixe isso ficar no caminho e boa viagem!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *