É época natalína! Saiba um pouco sobre o papai noel, as árvores e o presépio

Spread the love




 

O Natal é o dia em que é celebrado o nascimento de Jesus Cristo. Antigamente, comemorava-se o natal em diferentes datas, pois ninguém ao certo sabia a exata data do nascimento de Jesus. Porém, no século IV, estabeleceram o dia 25 de Dezembro como data oficial para celebração. Esse dia, era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno, na roma antiga, por isso acredita-se que haja alguma relação entre ambos.

Papai Noel

Muitos afirmam que o Papai Noel foi inspirado em um bispo turco chamado Nicolau. Ele era um homem de bom coração e costumava ajudar aos pobres, deixando saquinhos com moedas próximas as chaminés.

Essa associação aconteceu na Alemanha e se espalhou, ganhando o nome de Santa Claus nos EUA e de Papai Noel no Brasil.

Árvore de Natal

Em quase todos os países, são montados árvores de natal para decorar os locais.

Indica-se que tudo começou na Alemanha em 1530, com Martinho Lutero, que enquanto caminhava pela floresta, ficou encantado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve, e com as estrelas que ajudaram a clarear e compor a imagem vista por ele. Sendo assim, ele tentou reproduzir o que havia visto para sua família, utilizando galhos de árvore, velas, algodão e outros enfeites.

Durante o período colonial, os Alemães migraram para os EUA e trouxeram essa tradição com eles. No Brasil, as árvores além de decorar, simboliza paz, esperança e alegria.

Presépio

O presépio mostra o cenário do nascimento de Jesus Cristo, composto por uma manjedoura, animais, os reis e os pais. Essa tradição teve inicio no século XIII com São Francisco de Assis.

Desejamos à todos um ótimo natal, abençoado com a paz do nosso senhor.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *