O menor dia do ano de 2017 ocorre amanhã no hemisfério norte

Spread the love




 

O menor dia do ano ocorre amanhã, 21 de Dezembro, no hemisfério norte. Na verdade, não é o menor dia, pois o dia continua tendo as mesmas 24 horas, mas sim, o dia que recebe menos luz, caracterizando como menor dia do ano, e assim, maior noite do ano. Claro que teremos a Lua Nova clareando os céus e refletindo um pouco de luz na terra.

O fenômeno caracterizado como Solstício de Inverno, ocorre no hemisfério norte e seu oposto ocorre respectivamente no hemisfério sul, denominado de Solstício de Verão.

Amanhã, teremos somente 9 horas, 4 minutos e 37 segundos de luz em todo dia e 14 horas, 56 minutos e 23 segundos de escuridão. A partir de então, a luz do dia começa pouco-a-pouco alongar os dias e diminuir as noites. Inclusive amanhã o sol nascerá as 7:10AM e vai se pôr as 4:14PM.

Esse fenômeno ocorre porquê a terra, além de rodar no próprio eixo, denominado de movimento de rotação, ela também roda em torno do sol, denominado de movimento de translação, e por causa desse movimento de translação somado à inclinação do eixo da terra, os raios solares apresentam-se de maneiras diferenciadas no decorrer do ano, lembrando que a terra demora 1 ano para translar em torno do sol e 24 horas para rotacionar em volta do próprio eixo. Vejamos a figura:

 

É sempre importante lembrar que as estações do ano estão diretamente associadas a esses processos, sendo inversas entre um pólo e outro. Se for outono no hemisfério norte, será primavera no hemisfério sul, se for inverno em um hemisfério norte, então será verão no hemisfério sul.

Interessante não é mesmo?

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *