O que significa aqueles números nas bombas de gasolina nos postos americanos?

Spread the love




 

Você já deve ter se perguntado, o que significa aqueles números na bomba no posto de gasolina, não é mesmo? Todos nós, quando chegamos no posto para abastecer, escolhemos logo a grade de gasolina mais em conta que é melhor para nosso bolso.

Resolvemos desvendar esse mistério e trazer especialmente para você o que significa isso.

Os números mostrados na bomba representam diferentes níveis de octano. O nível 87, conotado como gasolina regular, é o mais baixo de todos, seguidos por 89, conotado como grade média e 93 conotado como gasolina premium. Há postos que possuem diferente níveis como 88 e 91, porém, os mais comuns são os especificados acima.

Em simples palavras, 87 queimará a gasolina mais devagar do que os níveis maiores, porém 93 será mais forte para seu carro, fazendo ele andar mais e mais rápido.

Por Strange Cosmos

Para ilustrar isso, vamos pensar no seguinte: Imagine uma folha de papel sulfite (que irá representar a gasolina de nível 87), e coloque fogo nela. Ela irá queimar a uma certa velocidade. Agora, pegue uma folha de seda (que irá representar a gasolina de nivel 93), e coloque fogo nela. Ela irá queimar mais rápido que a folha normal.

Então, em teoria a gasolina com menos nível de octano é mais econômico?

Em teoria sim, porém, se você espera uma melhor performance do seu carro, você precisa de uma gasolina com maior nível de octano. No dia-a-dia, isso não influência muito, portanto, é melhor comprar gasolina mais em conta e economizar.

Mas lembre-se, cada carro possui uma especificação de gasolina adequada, portanto, é sempre bom lermos o manual do nosso veículo, para garantirmos uma vida longa ao motor do veículo e uma melhor performance para ele.

Segundo o Federal Trade Comission, não há vantagens na utilização de gasolina premium se o carro não requisitar isso. Segundo o departamento, se você utilizar gasolina com alto nível de octano em carros que não requere isso, não fará nenhuma diferença, somente terá impacto no bolso do motorista.

Ainda mais, se você utiliza gasolina com baixo nível de octano e seu carro está “engasgando”, é recomendado que você passe a utilizar a gasolina de grade média e provavelmente ele pará de fazer isso.

Portanto, cada carro é uma caso, e utilizar gasolina com maior nível de octano não indica mais milhas rodadas, ou economia no bolso, uma vez que cada veículo demanda um tipo de gasolina.

Espero que seja uma dica útil à todos vocês!

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *