Um terremoto de magnitude 3.8 sacudiu partes da Nova Inglaterra na manhã desta segunda-feira (29), causando um susto nos moradores da região. O tremor foi sentido de Boston a Portland, no Maine, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS).
O epicentro foi registrado cerca de 11 km a sudeste de York Harbor, Maine, a uma profundidade de aproximadamente 13 km. Inicialmente, a magnitude havia sido estimada em 3.9, mas foi corrigida para 3.8 pelo USGS.
Um morador que estava a menos de 16 km do epicentro, descreveu momentos de tensão quando sentiu o impacto do tremor, “Pareceu que a caldeira ia explodir, um caminhão bateu no prédio e nossos painéis solares estavam caindo – tudo ao mesmo tempo”, relatou.
O barulho intenso e a vibração fizeram com que todos saíssem correndo dos escritórios para verificar se estavam bem.
Diante do ocorrido, a Agência de Gerenciamento de Emergências do Condado de York alertou os moradores para não ligarem para o 911, a menos que precisassem de assistência urgente.
“Podemos confirmar que um pequeno terremoto ocorreu às 10h22 da manhã. O tremor foi sentido em todo o condado, mas não há risco à população”, informou a agência em publicação na rede social X (antigo Twitter).
Frequência de Terremotos na Costa Leste
Apesar de serem menos comuns na Costa Leste, pequenos tremores acontecem ocasionalmente. Segundo a sismóloga Susan Hough, do USGS, este evento não tem relação com o terremoto de magnitude 2.4 que atingiu Nova Jersey e Nova York na sexta-feira.
“A Costa Atlântica é uma fronteira de placa passiva, ao contrário da Costa Oeste, onde os terremotos são mais frequentes e intensos”, explicou Hough.
Ainda assim, eventos como este podem gerar novos tremores na região.
“Atividade sísmica sempre aumenta as chances de mais eventos. Você está perturbando a crosta terrestre”, disse a especialista.
Histórico de Tremores na Nova Inglaterra
Embora terremotos significativos sejam raros, tremores moderadamente danosos atingem a região a cada poucas décadas. Segundo o USGS, pequenos abalos são registrados cerca de duas vezes por ano.
O último grande terremoto na Nova Inglaterra ocorreu em 1940, quando um tremor de 5.6 de magnitude abalou o centro de New Hampshire, causando danos moderados.
Diante desse cenário, especialistas alertam que empresas, escolas e moradores devem considerar a criação de protocolos de segurança para terremotos, mesmo em regiões onde esses eventos não são frequentes.
“Foi um grande choque ter um tremor desses no Maine. Nós definitivamente não temos um plano para terremotos, e talvez devêssemos pensar nisso”, finalizou.