ICE quer deportar estudantes internacionais que não estiverem em salas de aulas presenciais

people-wearing-backpacks-1454360

A agência federal ICE (em inglês, U.S. Immigration and Customs Enforcement), está planejando deportar estudantes residentes nos Estados Unidos, sob o visto F1 ou M1, caso eles não voltem as aulas presenciais nesse Outono, segundo comunicado emitido pelo próprio orgão.

“Estudantes ativos atualmente nos Estados Unidos e matriculados em tais programas devem deixar o país ou tomar outras medidas, tais como transferir para escolas com aulas presenciais para manter status dentro da lei”, segundo relatado no comunicado emitido pela instituição. “Se não, eles podem encarar as consequências com a imigração, incluindo mas não limitado, o início do processo de deportação”, concluiu ainda.

A mudança, inconveniente e cruel, vem como resultado da pandemia Covid-19 nas quais as universidades e colégios em todo país começaram a oferecer classes online e planejam retornar somente para o calendário 2020-2021.

Não está claro o porquê o ICE está tratando os estudantes com essas medidas, mas certamente o ACLU (em inglês, American Civil Liberties Union) está se preparando para preencher um processo contra eles.

Toda essa medida foi publicada hoje mesma no próprio site do ICE e pode ser visualizada clicando aqui.

Sair da versão mobile