Agentes de Fronteira ajudarão ICE em Boston e outras cidades contra imigração ilegal

borderpatrol

A administração do atual presidente Donald Trump estará enviando agentes de patrulha fronteiriça para ajudar o ICE no que chamam de “execução de imigração” contra a imigração ilegal, segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, em inglês).

Os agentes agirão nas cidades classificadas como santuários, tais como Boston, Somerville, Cambridge, Newton, Concord, Salem, Lawrence, Amherst e Northampton, e ficarão entre Fevereiro até Maio. Os locais onde os agentes estarão no dia-a-dia não serão divulgados.

“Atualmente o ICE não possui recursos suficientes para efetivamente gerenciar o aumento sustentado de casos não detidos, agravado pela ascensão das jurisdições das cidades santuários”, disse um porta-voz do DHS.

Conforme reportou The New York Times, 100 agentes são de elite e trabalham como um time da SWAT na fronteira do país.

DHS também disse que os oficiais “têm todo o treinamento na rotina de execução das ações de imigração”.

O prefeito de Somerville Joe Curtatone disse que não irá cooperar: “Nós estamos falando de irmos atrás de pessoas trabalhadoras, que trabalham conosco, vivem conosco, que possuem filhos que vão na escola com as nossas, eles amam esse país muito mais que o atual presidente”.

Foto de Capa: WILLIAM WIDMER / NYT

Sair da versão mobile