A administração Trump resolveu seguir com o plano de acabar com permissão de trabalho para cônjuges de trabalhadores estrangeiros. Essa decisão pode afetar mais ou menos 100 mil trabalhadores em todo território americano, que vieram aos EUA com visto de trabalho e possuem habilidades especiais na área em que atuam.
O Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos, parte do Departamento de Segurança Interna, publicou o aviso da proposta de mudança na semana passada, juntamente com o Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca.
O primeiro passo será acabar com a concessão de Documentos de Autorização de Emprego (EADs) para os detentores de vistos H-4. O visto H-4 é concedido aos cônjuges de trabalhadores que possuem um visto H-1B para viver e trabalhar nos Estados Unidos.
O presidente Barack Obama criou o H4 EAD em 2015 para permitir que cônjuges de trabalhadores estrangeiros habilidosos possam trabalhar enquanto aguardam pela residência permantente ou Green Cards.
Ainda não está claro quanto tempo tomará para a regra final ser implementada e se os portadores de H4 EAD terão seu cancelamento imediato ou se o governo aguardará a expiração dos documentos.
O aviso lançado pelo departamento pode ser visualizado através do website oficial, clicando aqui.