Relato de uma Brasileira vivendo nos EUA
RELATO
Caros amigos, estou para escrever isso já faz algum tempo, sei que o Brasil está em condições precárias e todos pensam em vir morar fora, ter novas oportunidades, uma vida melhor, assim como eu pensei a 1 ano atrás quando deixei a minha casa, mas existem coisas que ninguém fala pra nos alertar, eu gostaria de que cada um pudesse ter a oportunidade de vir viver aqui nem que fosse por 1 mês, trabalhar aqui, conhecer um pouco mais da cultura dos americanos, acredito que todos teriam que ter essa chance, hoje meus amigos eu vou falar pra vocês coisas que nós temos uma outra visão quando estamos no Brasil. Vou falar apenas algumas das mais conhecidas.
LIMPEZA DE CASAS
Limpar casa nos EUA é diferente. Concordo em todas as palavras é diferente sim, mas todos nós pensamos que é facil, a limpeza aqui não é como no Brasil mesmo sabe porquê? Porque aqui se limpa 6 casas no dia. 6 casas? É isso mesmo, é desgastante, tem que limpar correndo e o serviço ainda tem que ser bem feito, outra coisa, muitas ajudantes aqui são exploradas, maltratadas, assim como eu fui quando cheguei aqui. Por americanos? Não não, por brasileiros, aqueles que chegaram aqui a 20 anos atrás e acham que podem pizar em quem acabou de chegar. Então limpar casa aqui é luxo só porque estamos nos EUA? Não, é sacrificante, ganha-se bem mas fica sem o couro. A chance de encontrar uma patroa boa são poucas e quem tem não larga.
RESTAURANTES
Restaurantes é mais “facil” que uma limpeza de casa, porém você trabalha 10 horas em pé ou se não mais, tem 1 folga ou depende do lugar 2, a vida fica restrita, nao temos muito tempo pra fazer as coisas, não temos vida social como temos no Brasil de poder ir à um barzinho com os amigos, porque na verdade amigos aqui quase nao se tem.
AMIGOS
Amigos aqui é raridade, difícil encontrar um que se pode contar pra qualquer hora e a qualquer momento, passa-se muito tempo sozinho, os Brasileiros aqui estão cada vez mais desunidos ao invés de se juntar e ajudar um ao outro, porque aqui somos muitos, um quer puxar o tapete do outro porque não aceita que você esteja em uma posição melhor que ele, que tenha algum documento, não esteja ilegal. Isso em 50% dos casos porque existem muitas pessoas boas, mas essas acabam ficando com medo de ajudar devido tanta briga, tanta gente que fala mal do nosso país e por ai vai e só julga os brasileiros mesmo sendo um deles. É triste ver tanta desunião, tantas brigas entre nossa própria raça. Mais amor por favor, viemos todos de um mesmo lugar, lutando pelo mesmo propósito. Ajude um ao outro. As pessoas que aqui são boas, são boas demais, mas as que são ruins são piores de que quando estão ai no Brasil. Eu tive muitas decepções, quebrei a cara e não foram poucas as vezes, mas posso dizer que hoje tenho em minha vida quem realmente se importa comigo e sei que faria de tudo pra me ajudar sempre que necessário, da mesma forma que faço por eles.
CONSTRUCAO
Os Homens ganham muito bem em construção aqui, uma das melhores profissões para homens, mas não é facil também não, muitos são explorados, se machucam, caem de lugares altos e tudo mais e quando chega a neve o serviço diminui. Geralmente começam cedo no batente e muitas vezes não tem hora para chegar em casa, não conseguem estudar pois quase nem tempo tem, já que geralmente trabalham longe de casa.
DINHEIRO
Por ultimo, porque isso já ficou enorme mas não o menos importante, as pessoas acreditam que vivemos aqui e estamos milionários, ganhamos dólar uaaal, estamos ricos mas meus caros, ganha-se em dólar mas a conta é em dólar tbm não é em real não, aluguel aqui é caríssimo, contas chegam todos os meses, a diferença é que trabalhamos e temos condições de pagar essas contas, de ir a um restaurante bom porque aqui isso é barato, mas quem me dera ganhar em dólar e poder gastar em real, aqui muitos passam dificuldades também meus amigos, não é porque é EUA não, muitos trabalham até 2, 3, 4 da manhã pra poder ter a vida que tem. Quando cheguei aqui escutei a seguinte frase: AQUI SE GANHA O OURO MAS FICA SEM O COURO!!! e é a mais pura verdade.
CONCLUSAO
Então meus amigos de valor a quem está aqui lutando por ter uma vida melhor e a você que tem vontade de vir, venha mas venha tendo certeza do que é aqui, porque isso ninguém me contou antes de vir, só depois que pisei aqui e vi e seria muito grata se alguém tivesse me contado, pois assim eu teria vindo ciente de tudo o que teria que passar aqui, aluguel aqui está carissimo, estão pedindo muito documento pra poder alugar e quando não se tem jogam o preço la em cima, se trabalha demais. Sim! Temos segurança, uma qualidade de vida boa, educação, saúde, a não esquecendo de mencionar que saúde aqui é caríssimo também, tudo se paga até uma ambulância, temos condições de comprar um carro bom que no Brasil custa mais de 100 mil reais, mas aqui é um carro popular e não se vem de graça, tem gastos e aqui também carro não é luxo é necessidade, pq se não tem um carro, não tem emprego, pois tudo é longe e não esquecendo de mencionar também a dificuldade com o inglês que é grande, muitos não tem condições de estudar porque precisa trabalhar e também a saudade da família dos amigos, muitos tem vontade todos os dias de ir embora, mas ficam lutando por uma vida melhor e mil outras coisas que poderia mencionar aqui. Então hoje meu conselho pra você é o seguinte, tem um emprego razoável no Brasil, está conseguindo sobreviver, não largue tudo pois não vale a pena, fique onde está pois estamos no nosso país apesar de todos os problemas que temos, temos as melhores comidas, as melhores roupas e apesar de tudo ser caro e o melhor lugar pra se viver se não fosse tanta corrupção. Mas se mesmo assim depois de tudo isso tem vontade e coragem, venha pois aqui tem espaço para todos tentar uma vida melhor, siga o seu coração e seja feliz meus amigos!.
Pra ficar claro mais uma vez, não estou generalizando, pois existem muitas pessoas boas sim, mas você pode se deparar com essas que querem só explorar. Minha intenção aqui não é de criticar ninguém, mas de falar qual é a realidade que vivemos aqui para deixar claro para muitas pessoas que tem dúvida do que é viver fora.