Como uma forma de se sentir um pouco mais seguro desde o início da nova administração presidencial, muitos indocumentados tentam solicitar a carteira de motorista americana em um dos treze estados que emitem esse tipo de documento para indocumentados, mesmo com a controvérsia sobre o documento ter ou não validade nos estados na qual ele não é emitido sem uma devida documentação.
Porém, essa maneira pode estar prestes à se acabar. O Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) está firmando parcerias com alguns funcionários do Departamento de Veículos Automotores (DMV) para que indocumentados que solicitem à carteira sejam entregues às autoridades.
Um caso recente aconteceu em Vermont e foi divulgado pelo grupo ativista Migrant Justice, onde vários trabalhadores imigrantes indocumentados entraram em processo de deportação após terem conseguido a carteira de habilitação americana.
Os documentos acessados pelo grupo, mostra que a DMV encaminhou nomes, fotos, registros de carros e outras informações para as autoridades de imigração, além de obtivere provas de que um funcionário estava passando informações para a agência via e-mail.
O Migrant Justice acabou processando o ICE, o Departamento de Segurança Interna e o DMV de Vermont, alegando que estas agências trabalharam juntas para atacar, perseguir e deter ilegalmente trabalhadores rurais e ativistas.
Qual será o resultado disso tudo ainda não sabemos e nem sabemos também se o fato continuará se espalhando por todo país ou são somentes locais específicos, porém solicitamos para todos indocumentados que fiquem atentos e procure um advogado antes de dar entrada na sua carteira de habilitação.
Foto de Capa: Northwest News Network