O juiz federal Reed O’Connor, declarou no último dia 14 de Dezembro, que o legado Obamacare deixado pelo ex-presidente norte-americano Barack Obama é inconstitucional.
A decisão do magistrado foi tomado depois que o congresso americano modificou a lei há alguns meses dentro da reforma tributária promovida por Donald Trump, atual presidente.
Trump reagiu à decisão em seu twitter: “Embora não surpreenda, o ‘Obamacare’ acaba de ser declarado inconstitucional por um juiz muito respeitado no Texas. Uma grande notícia para os Estados Unidos!”.
A decisão responde ao processo colocado por 20 estados republicanos, nas quais eliminaram as multas à obrigação de ter um seguro médico, conhecido como mandato individual, e possui a tentativa de começar a reverter o programa idealizado por Obama.
Sendo assim, a cobertura médica de milhões de pessoas ficam no limbo, porém Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca, disse que a lei continua em vigor enquanto aguarda recurso para a Suprema Corte.
Trump aproveitou e saudou a decisão e pediu para o Congresso para agirem: “Agora o Congresso deve aprovar uma lei forte que forneça grandes cuidados de saúde e proteja as condições pré-existentes”.