Confira algumas dicas para você se sair por cima, em caso de calotes no trabalho

fraud

Muitos imigrantes quando chegam nos Estados Unidos, precisam de uma oportunidade para começar do zero, não é mesmo? Pois é, sempre podemos encontrar pessoas que querem ajudar, porém nem sempre todas elas possuem boa intenção e querem explorar a mão-de-obra.

Hoje resolvemos trazer algumas dicas de como você pode fazer para se sair por cima, caso sofrer algum calote no trabalho.

 

Mensagens ou E-mails

Sempre negocie sobre a oportunidade que lhe está sendo oferecida através de mensagens de texto ou e-mails, pois isso ajuda a documentar tudo aquilo que for acordado. Caso a pessoa pedir pra você ligar para discutir sobre a oportunidade, anote tudo em um papel (quanto ganhará por hora, dias que se deve trabalhar, horário de trabalho, como receberá o pagamento, etc) enquanto conversa e depois de desligar, passe uma mensagem ou e-mail formalizando e aguarde um retorno.

Por exemplo, você ligou e acordou com seu patrão, que você trabalhará de Segunda a Sábado, das 6AM às 5PM, e ganhará $15 por hora, recebendo em cheque à cada 2 semanas. Sendo assim, envie uma mensagem de texto ou e-mail dizendo o seguinte:

“Conforme conversamos, estarei trabalhando de Segunda à Sábado, como Jardineiro, das 6AM às 5PM, ganharei $15.00 por hora e receberei à cada 2 semanas no cheque. Correto?”

Quando ele responder, guarde essa mensagem/email para que você utilize-a em caso de futuros problemas.

 

Não continue trabalhando…

Trabalhou um determinado período e não trabalhou no dia acordado? Não continue, pois a tendência é você trabalhar mais e ainda continuar não recebendo. A não ser que seu patrão lhe dê um bom motivo para não lhe pagar no dia acordado. Mesmo assim, solicite via mensagem e email o porquê você não recebeu.

 

Endereço

Enquanto ainda estiver trabalhando, tente obter o endereço do seu patrão ou da empresa que você trabalha. Isso ajudará você no futuro, caso precisar abrir um processo criminal contra a pessoa. Nunca compareça à porta da casa dele, ameaçá-lo, ou qualquer outro procedimento que poderá tirar sua razão.

 

Redes Sociais

Nunca divulgue o nome, ou fotos da pessoa em redes sociais. Quer ajudar o próximo? Divulgue um comunicado nas redes explicando o acontecido e peça para as pessoas que estiverem na mesma situação, e que podem ter sofrido o golpe da mesma pessoa, para entrar em contato com você. Sendo assim, você pode trocar informações diretamente com as pessoas com o mesmo problema.

 

Gravações Telefônicas

Na maioria dos estados americanos, não se pode gravar nada sem o consentimento da outra parte. Caso queira fazer esse tipo de atividade, informe para a pessoa, antes de conversar com ela, que a ligação está sendo gravada, porém, não é recomendado que faça isso.

 

Recebeu cheque sem fundo?

Esse é um grande problema sofrido por muitos. Caso receber um cheque sem fundo, ligue para seu patrão e solicite que pague-o em dinheiro. Sempre ligue entre 8AM e 9PM, nunca antes ou depois disso. Não discuta, simplesmente solicite o dinheiro, e caso for maltratado, desligue o telefone e siga para o próximo passo.

Realize a cobrança do pagamento via carta. Vá até o USPS, e envie uma cópia do cheque sem fundo, a cópia do recibo de retorno do banco, e uma carta demandando o pagamento, via carta certificada com assinatura. Essa carta poderá ser utilizada para abertura de um processo criminal.

Depois de alguns dias após verificar que a carta foi entregue, va até o banco do emissor do cheque e tente descontá-lo novamente para verificar se agora o cheque possui fundos. Caso ainda não tiver, solicite para o banco do emissor uma coletação forçada (Enforced Collection), e caso o banco oferecer esse tipo de serviço, o próximo dinheiro que entrar na conta do emissor será automaticamente para você. Lembrando que esse procedimento pode ter um custo, que varia de banco para banco.

Nada resolvido, então entre em um processo criminal contra o emissor. Para saber mais como fazer isso, clique aqui e leia a nossa matéria sobre isso.

 

Registro de Trabalho

Sempre bom ter registrado as horas trabalhadas. Caso você preenche algum papel oficial oferecido pelo patrão informando a hora de entrada e saída, sempre bom tirar uma foto todos os dias. Caso não possua, tente registrar com fotos sua routina de trabalho, que isso poderá ajudar se precisar. Mas cuidado, não exagere.

 

Lembramos que é sempre bom ouvir opinião de advogados antes de realizar qualquer ação. Essas são somente dicas para minimizar o problema e talvez até saná-lo, mas sempre faça-as por sua própria responsabilidade e boa sorte.

 

Sair da versão mobile