Quase todo mundo precisa de um carro para se deslocar por todo o estado não é verdade? Infelizmente muitas pessoas compra pato por ganso, pegando juros abusivos, ou um carro que não vale tanto quanto o valor anunciado por isso, resolvemos trazer algumas dicas para você não ser passado para trás.
Leia todas atentamente e fuja de furadas:
■ Verifique o Preço de Mercado
Gostou de algum carro em alguma loja de veículos? Pergunte pelo preço e informações do veículo tais como odômetro, ano, marca e o modelo específico. Tendo isso em mãos, acesse o site www.kbb.com, clique em Price New/Used e siga preenchendo com as informações solicitadas sobre o veículo em questão. No final você saberá qual o valor de mercado desse veículo e poderá ver se o preço foge muito da realidade.
■ Visualize o Histórico do Veículo
Você também pode anotar o número VIN do veículo, o famoso número do chassi. Depois é só acessar o site www.carfax.com e clicar em Get Carfax Report. Você precisará pagar uma taxa de $39 para consultar todo o histórico do veículo e assim poder analisar se não teve nenhum problema grave no seu passado e lembre-se, e melhor gastar $39 antes do que ter problemas futuros.
■ Pesquise Preços Antecipadamente
Se você possui em mente um específico carro que queira comprar, porquê não pesquisar os preços antecipadamente na internet? Anote num pedaço de papel o ano, odômetro, as condições do veiculo de acordo com o descritivo e fotos e o preço de compra. Assim, quando for procurar um veículo, você já tem em mente o quanto ele custa em média.
■ Não Compre Pacotes
Muitas lojas oferecem pacotes como trocas de óleo gratuitas para a vida toda, mecânico por 3 meses ou até outros tipos de serviços inclusos se você pagar alguma taxa extra. Evite isso, que pode ser uma furada!
■ Evite Pagar pelos Serviços
Algumas lojas oferecem uma taxa para fazer toda a papelada e entregar o carro prontinho para você dirigir, inclusive emplacado. Esse valor cobrado pode ser às vezes abusivo, portanto evite pagá-lo. É muito melhor você tirar um dia de serviço e fazer todo o processo, a não ser que as taxas cobradas não são abusivas e são bem explícitas e explicativas.
■ Procure por Financiamentos
As lojas fazem a simulação do financiamento nos bancos nas quais ela possui parceria e por isso nem sempre são os mais baratos. Procure seu banco e outras opções para verificar se não há taxas abusivas e se a taxa anual não está tão alta.
■ Leve um Amigo
Não vá à uma loja de veículos sozinho. Sempre bom levar uma pessoa contigo para encarar o agonizante processo. Quando ficamos horas e horas, começamos à querer assinar logo os papéis para ir embora o mais breve possível e isso pode não ser bom para seu bolso.
■ Não Brinque com Pagamentos Mensais
Muitos vendedores de veículos são treinados para perguntar para você quanto você está disposto à pagar por mês. Não caia nessa armadilha! Eles podem manipular os números para atingir o seu gosto, mas você ainda estará pagando muito pelo que o veículo vale. É claro que antes de ir até a loja, você precisa ter em mente quanto você pode pagar mensalmente, mas evite dar esse valor para o vendedor.
■ Não Pague em Dinheiro
Nunca pague o veículo em dinheiro pois muitas vezes ele não pode ser comprovado. Preferencialmente pague em cheque e tire uma fotocópia antes de passar ao vendedor.
■ Não Deixe os Documentos para Trás
Não saia da loja de veículos sem um comprovante de pagamento e os documentos necessários que você precisa para registrá-lo. O recibo deve incluir o que você pagou, quando pagou, ambas assinaturas e a data. Ele pode ser escrito em qualquer papel porém precisa conter essas informações. Não esqueça que o vendedor deverá assinar o título atual (tile) indicando a transferência para você, sem ele você não poderá registrar o seu veículo.
■ Teste o Veículo
Faça um test drive no veículo e sinta o carro que você irá dirigir. Tente ouvir o barulho do veículo, sentir como está o freio, verificar se não há nenhuma ferrugem na lataria e se o veículo não solta muita fumaça.
■ Tenha Seu Carro Inspecionado
Depois de fazer um test drive no veículo, leve-o em seu mecânico de confiança. Não escolha o mecânico do vendedor, pois pode ser uma furada. Dependendo da inspeção do mecânico, você pode usar isso para negociar um preço melhor com o vendedor.
■ Conheça a Lei
A famosa Lei do Limão protege o comprador de comprar veículos que foram falsamente anunciados ou não representa uma boa condição de segurança e direção para o novo dono.
■ Estabelecimentos Americanos
Procure visitar também estabelecimentos americanos que fazem vendas de veículos. Se você não fala inglês, chame um amigo, às vezes os preços são mais atrativos e seu amigo pode ajudar você.
Esperamos que essas dicas sejam úteis e se você tem alguma dica, ou teve algum problema, comente abaixo nos comentários para que outras pessoas possam ter o conhecimento também.