Número de estudantes Brasileiros nos Estados Unidos aumentou em 13.1% segundo relatório da SEVP
O Programa para Visitantes e Intercambistas (SEVP) parte do Departamento Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) e Investigações de Segurança Interna (HSI), divulgou nessa Segunda-Feira, 30 de Abril, o relatório de população internacional de estudantes, que englobam os estudantes que estão no país sob um visto F (Acadêmico) ou M (Vocacional).
Segundo os análises realizados, pouco mais de 1.2 milhões de estudantes estão estudando no país.
O relatório divulgado, traz informações até Março de 2018 extraídas do Sistema de Informação ao Visitante e Intercâmbista (SEVIS), um sistema que inclui informações sobre os estudantes, trocas de vistos e seus respectivos dependentes.
Contudo, baseadas nas informações extraídas, pôde ser notado que a inscrição de estudantes internacionais em escolas americanas caiu 0.5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Aproximadamente 85% de todos os estudantes com visto F ou M, estão inscritos em programas de graduação, representando um aumento de 0.8%. Os maiores aumentos e quedas vieram de estudantes que estão em busca de Doutorados ou Técnicos, respectivamente. Por exemplo, os Doutorados cresceram 4% nas inscrições, enquanto o Técnico teve queda de 5%.
785.435 estudantes com visto F1 nos EUA estão buscando Bacharel ou Master e 58% desses estudantes estão buscando graduação em Negócios, Engenharia e Ciência da Computação.
América do Sul teve o maior aumento em estudantes internacionais, onde o número de estudantes Brasileiros e Argentinos cresceram 13.1% e 6.7%, respectivamente.
No país há 8744 escolhas certificadas pelo SEVP nos Estados Unidos, 28 à menos que ano passado. Incrivelmente, muitas das escolas certificadas possuem menos que 50 estudantes internacionais, e apenas 38 delas abrigam mais que 5.000 estudantes internacionais.
Califórnia continua a ter a maior população internacional de estudantes, seguido por New York e Texas. Juntas, esses 3 estados abrigam 35% da população total de estudantes internacionais do país.
O relatório também inclui estudantes internacionais por região. No Nordeste, 83% dos estudantes internacionais buscam uma segunda graduação. Maine foi o único estado do Nordeste a experimentar uma queda nos números de matrícula de estudantes internacionais. Massachusetts, por sua vez, foi o local com maior rápido crescimento e a segunda região mais populosa de estudantes internacionais, abrigando 73.859 estudantes.
O SEVP monitora mais de 1 milhão de estudantes internacionais que estão em busca de formação acadêmica ou vocacionais (portadores de visto F ou M) e seus dependentes. Ela também é encarregada de certificar escolas e programas que aceitam esses estudantes. Já o Departamento do Estado dos EUA monitora as trocas de vistos (portadores de visto J) e seus dependentes.
Ambas partições usam o SEVIS para proteger a segurança nacional certificando que os estudantes, visitantes e escolas sigam as leis norte-americanas além de coletar e compartilhar informações com outras áreas do governo, incluindo a Proteção das Alfândegas e Fronteiras e o Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos.
Já o HSI revisa as informações do SEVIS em busca de potenciais violações e reporta casos com possíveis ameaças para a segurança nacional ou para os escritórios de investigações. Adicionalmente, o Centro de Operação e Análise do SEVP analisa os estudantes e escolas para conformidade administrativa com as regulações federais relacionadas aos estudos nos EUA.