A administração Trump está buscando mudar os pedidos de visto para exigir que todos os candidatos demonstrem cinco anos de histórico de redes sociais.
O movimento é uma grande expansão do esforço do Presidente Donald Trump para implementar a “avaliação extrema” e mudar a forma como os imigrantes e visitantes para os EUA são processados.
A nova regra proposta exigiria que os estrangeiros que solicitassem um visto incluíssem seus nomes de usuário de mídia social em várias plataformas, incluindo Facebook, Twitter ou Instagram, além de endereços de e-mail anteriores, números de telefones e viagens internacionais, tudo dos últimos cinco anos.
O Departamento de Estado, que apresentou uma notificação da mudança proposta, estima que afetará 14,71 milhões de aplicantes, incluindo aqueles que aplicam como estudantes, para viagens de negócios ou de férias.
Manter padrões robustos de triagem para os solicitantes de visto é uma prática dinâmica que deve se adaptar às ameaças emergentes”, disse Virginia Elliott, porta-voz do Departamento de Estado do Departamento de Assuntos Consulares para a ABC News. “A coleta dessas informações adicionais dos solicitantes de visto fortalecerá nosso processo de verificação e confirmação de identidade.”
Em maio do ano passado, a administração mudou os procedimentos e passaram a permitir que funcionários consulares que processam os candidatos em missões dos EUA em todo o mundo solicitem mais informações aos solicitantes se tiverem suspeitas ou dúvidas. Pela primeira vez, eles incluíram contas de redes sociais, bem como números de passaporte anteriores, maiores detalhes sobre os membros da família e um histórico pessoal mais longo, incluindo viagem, emprego e residência nos últimos 15 anos, em vez dos cinco últimos.
Mas agora, todos os candidatos precisarão incluir cinco anos de nomes de usuários de mídia social em sua inscrição, cerca de 15 milhões de estrangeiros que solicitam vistos dos EUA a cada ano, embora alguns candidatos a vistos diplomáticos e oficiais geralmente fiquem isentos.
A proposta apresentada em 28 de Março, agora terá uma janela de 60 dias para comentários públicos sobre a mesma que começou na sexta-feira, 30 de Março, e após esse periodo, a regra pode ser implementada.
Foto de Capa: The Nation