Mesmo dentro da legalidade, motorista brasileiro da Lyft é parado pela policia e advertido pela autoridade
Se você é um imigrante e trabalha dirigindo para Uber e Lyft, em Massachusetts, porém não possui a carteira do estado corrente, essa notícia pode ser importante para você.
Na data de hoje, Quarta-Feira, 14 de Fevereiro, recebemos um caso de um trabalhador imigrante brasileiro que foi parado pela polícia do estado, aparentemente sem motivos expostos.
Segundo, ele vinha trafegando pela Mass Pike (I-90) em direção à sua casa, que fica na região de Waltham, quando um veículo da polícia do estado começou a seguí-lo. Como ele estava dentro dos limites de velocidade, ele pensou que a polícia estava apenas averiguando sua placa, e continuou dirigindo, sem infringir nada, pois ele possui toda a documentação do carro, seguro, inclusive a carteira de motorista, porém de outro estado.
Após determinado tempo, a polícia, ligou o giroflex e dando um sinal sonoro, solicitou para que ele encostasse. Quando o guarda desceu do veículo e aproximou de seu carro, segundo seu relato, a polícia não disse o motivo de solicitar sua parada, um ato na qual eles sempre fazem quando param alguém, solicitando apenas os documentos pertinentes ao motorista e ao veículo, e em seguida perguntando para onde o motorista iria.
Após entregar os documentos solicitados, o guarda olhou os documentos e perguntou ao motorista porquê ele tinha a carteira temporária, na qual foi respondida prontamente pelo motorista, que estava em processo de troca para a carteira do estado de Massachusetts. O guarda então foi para o carro analisar os documentos.
Alguns minutos depois, quando voltou ao motorista, o guarda estadual já se aproximou com a advertência (Warning) em mãos, entregando para o motorista e com uma cara aparentemente fechada, disse que a polícia não era estúpida e sabia muito bem o motivo de o motorista estar utilizando a carteira de outro estado.
Segundo o motorista, ele disse ao policial que poderia explicar, mas o guarda relutante, disse que não queria explicações, e ainda assim, na tentativa de explicar, o motorista tentou mostrar os papéis da imigração referente a sua legalização no estado para o policial porém, o guarda em tom mais fechado disse ao motorista: “você é surdo, já disse que não quero explicações, a lei é que você precisa ter uma carteira de motorista de Massachusetts”.
O motorista em seguida, agradeceu e seguiu seu destino.
Esse é um caso ocorrido na nossa comunidade, com um conterrâneo, e não viemos aqui por medo em ninguém, apenas informar que isso pode acontecer com qualquer um de nós, principalmente para aqueles que dirigem para Uber e Lyft, pois precisam expôr os adesivos das companhias nos vidros do veículo.
Devido o cerco estar se fechando, a melhor maneira para os não-portadores de carteira de motorista do estado de Massachusetts, é arrumar uma outra forma de ganhos, ou uma forma de se legalizar aqui no estado, para não correr riscos parecidos.
O motorista não quis que seu nome fosse divulgado.
Somente para critério de dica, sempre tenha pelo menos em sua agenda telefônica o telefone de 3 diferentes advogados de imigração, para que em casos mais graves, você possa contactá-los.