Você sabia que você pode viajar de graça, ou quase que? No artigo de hoje separamos os mais diversos programas de como você pode fazer sem custo exagerado ou até mesmo sem custos, porém você precisa ser voluntário. Veja só:
Help Exchange
Um site com “anfitriões” de todo o mundo, estão à procura de auxílios, em fazendas ou jardins, escolas ou projetos religiosos, construção de casas, centros comunitários ou tarefas mais básicas, como levar as crianças na escola.
Uma pequena taxa de adesão é necessária para acessar detalhes das vagas, mas o alojamento e a alimentação são fornecidos em troca de seu trabalho.
Para saber mais, clique aqui.
Sudan Volunteer Programme
Se você gosta de ensinar, que tal ensinar inglês no Sudão, um dos países mais pobres do mundo?
As oportunidades são em escolas ou universidades, mas muitos participantes ajudam com projetos comunitários além do trabalho em sala de aula. Os voluntários devem pagar por sua passagem aérea, mas todos os outros custos são cobertos e um pequeno salário mensal é fornecido.
Para saber mais, clique aqui.
WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms)
Que tal trabalhar em fazendas orgânicas em troca de hospedagem e alimentação?
Se você se interessa por um estilo de vida alternativo e pessoas interessantes esta pode ser uma boa opção. O programa está disponível em 53 países e você pode optar pela estadia a partir de uma semana até um ano.
Para saber mais, clique aqui.
United Nations Volunteers
Em parceria com a ONU, o programa United Nation Volunteers objetiva ajudar comunidades afetadas por catástrofes naturais. Algumas posições estão abertas somente para profissionais específicos, enquanto outras são direcionadas a centenas de ONGs internacionais a procura de ajuda em campos menos formais e voluntários interessados.
Para saber mais, clique aqui.
Sea Turtles e CCCTurtle
Existem milhares de pequenos grupos que ajudam as ameaçadas tartarugas marinhas. A maioria está localizada nas áreas de exploração e contam com o voluntariado.
Para saber mais, clique aqui.
Os custos dos programas podem ser variados, e uma forma de diminuir despesas pode ser procurar por opções no Brasil mesmo, já que quase todas as organizações de tartarugas marinhas aceitam trabalho voluntário. Você pode ainda buscar oportunidades em algum país que já planeja visitar, uma vez que a maioria das instituições possuem acomodações de baixo custo para aqueles dispostos a participar por mais tempo.
Se você já participou desses ou outros programas de voluntariado, deixe sua experiência ou sugestão nos comentários para compartilhar com outras pessoas que pensam em fazer alguns dos programas citados.