Ícone do site

USCIS anuncia que priorizará pedidos recentes de asilo antes de continuar nos pedidos antigos




 

O US Citizenship and Immigration Services (USCIS) anunciou hoje que a agência estará agendando entrevistas de pedidos de asilo para recentes aplicações na frente das aplicações antigas, na tentativa de impedir o crescimento da lista de pedidos que ainda está pendente.

USCIS é responsável por supervisionar o sistema de imigração legal, o que inclui também os pedidos de asilo. A agência atualmente está passando por uma crise, na qual acumula uma lista de espera de 311.000 casos de pedidos de asilo que ainda precisam ser analisados, tornando o sistema de asilo cada vez mais vulnerável a fraudes e abusos. Essa lista de pedidos tem crescido mais de 1750% nos últimos 5 anos, e a taxa de novos pedidos de asilo mais do que triplicou.

Para tentar amenizar o problema, o USCIS vai dar prioridade ao agendamento das entrevistas para os casos:

■ Aplicações que foram agendadas com o solicitante, porém ela precisou ser reagendada;
■ Aplicações pendentes com 21 dias ou menos;
■ Todas as outras aplicações, começando com os novos preenchimentos e voltando na lista para os velhos pedidos.

Adicionalmente, o boletim lançado pelo departamento foi descontinuado.

“Os atrasos no processamento dos pedidos de asilo prejudicam os requerentes legítimos”, disse o diretor da USCIS L. Francis Cissna. “Prolongada lista de pedidos pode ser explorada e usada para prejudicar a segurança nacional e a integridade do sistema de asilo.”

Esta abordagem prioritária, estabelecida pela primeira vez nas reformas de asilo de 1995 e utilizada durante 20 anos até 2014, procura dissuadir aqueles que possam tentar usar o atraso existente como meio de obter autorização de emprego. Retornar a um cronograma de entrevistas “último que entra, primeiro que sai” permitirá que USCIS identifique reivindicações de falsos, fraudulentas ou não meritórias pedidos de asilos e também permite colocar essas pessoas em processos de remoção.

Para detalhes sobre a entrevista acesse o site do USCIS na seção sobre agendamentos.

 

 

Sair da versão mobile