Se você tem viagem marcada para o Brasil ou viajará nos próximos meses, é recomendado que tome a dose da febre amarela pelo menos 10 dias antes de embarcar para o Brasil. Caso contrário, você poderá aguardar horas na fila para receber a dose ou até mesmo não embarcar.
Se você estiver no Brasil e viajará ao exterior, você precisará comprovar a imunização através do Certificado Internacional de Vacina ou Profilaxia, fornecido Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo a Anvisa, as vacinas levam de 10 dias a seis semanas para que a imunização seja efetiva no corpo humano. Por isso, é importante tomar essa vacinação bem antes da data de sua viagem, pois alguns países impedem a entrada dos viajantes em períodos mais curtos do que esse. A exigência internacional é pela dose padrão da vacina.
Após se vacinar, acesse a página da Anvisa e cadastre-se para assinar o documento, na página centro de emissão. No dia de sua viagem, leve o cartão de vacinação e um documento de identidade. Desde julho do ano passado, o documento só é concedido a quem comprovar que vai desembarcar para algum país que exige a certificação.
A doença tem se espalhado muito e já registra mais de 160 cidades em situação de emergência só em Minas Gerais, além de levar várias pessoas à óbito, sendo mais de 20 em Minas Gerais e São Paulo, mais de 5 no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.