8,200 motoristas falharam na checagem para Uber e e Lyft no Estado de MA.

Fingerprint Fight

FILE - In this Tuesday, Jan. 12, 2016, file photo, a driver displaying Lyft and Uber stickers on his front windshield drops off a customer in downtown Los Angeles. Hailing a ride with a smartphone app in many U.S. cities could come down to a fight over fingerprints. Following incidents where Uber drivers were found to have criminal records, a growing number of state and local governments want ride-hailing drivers to undergo fingerprint background checks. Uber and its chief rival, Lyft, have fought those checks, contending their own method of vetting drivers is just as safe. (AP Photo/Richard Vogel, File)

Oficiais do estado de Massachusetts disseram que mais de 10% das pessoas que aplicaram para dirigir para Uber ou Lyft falharam na requerida checagem (background check) realizada pelas empresas, embora as companias e os motoristas chamam esse processo de injusto.

Mais que 62,000 motoristas foram aprovados, incluindo alguns que aplicaram para digirir para ambas companias. Mais que 8,200 falharam na checagem, que é requerida por uma lei estadual, na qual os oficiais dizem que uma das mais exigentes do país.

Dos candidatos que foram negados, os números divulgados na quarta-feira mostram que o maior número foi negado porque a licença havia sido suspensa, licenças para dirigircom menos de três anos, ou os motoristas tinham múltiplas ofensas de condução.

Mais que 300 aplicantes tinham cometido crime em seus antecedentes e 51 foram registrados com crime de ofensa sexual.

Oficiais do Uber, criticou o processo dizendo ser injusto e de má fé para os motoristas.

“O novo processo de seleção é injusto e sem nexo, olhando para o tanto de pessoas que perderam suas oportunidades em trabalhar”, disse Uber em um comunicado.

Governador Charlie Baker disse que as checagem são feitas para a segurança do passageiro, mas acrescentou que, se ajustes precisam ser feitos ainda há tempo para fazê-lo.

“Do nosso ponto de vista, garantir a segurança dos passageiros e assegurar que as pessoas que dirigem são pessoas habilitáveis para dirigir. Pessoas que tem problemas significantes com seus antecedentes, não deverão ser disponíveis para digirir”, disse Baker.

O prefeito de Boston Marty Walsh chamou a checagem de necessária.

“Como temos dito consistentemente, verificações de antecedentes forte são necessários para manter e melhorar a segurança do passeio para serviços de aluguel. Eu tenho falado sobre a necessidade para fortes checagens, e estou contente que essas checagens estão sendo tomadas para proteger os residentes, visitantes e trabalhadores de Boston. A segurança é a nossa prioridade. Como prefeito, vou continuar a incentivar regulamentações rigorosas e verificações de antecedentes para todas as empresas de viagem-compartilhamento que operam em Boston.”

Sair da versão mobile