O governo federal Brasileiro anunciou que compras realizadas no exterior através da internet poderão ter o tempo de entrega reduzido em até 10 dias. De acordo com o anúncio, essa redução somente será permitida devido a modernização de normas e da integração dos sistemas eletrônicos entre Correios e Receita Federal.
O que também deve dar mais agilidade ao processo, é a possibilidade de realizar o pagamento do imposto de 60% sobre o valor do produto importado via internet com cartão de crédito.
Ronaldo Medina, subsecretário da Receita Federal explica que as normas para entrada no novo sistema informatizado foram atualizados, e as legislações para compras entregues pelos Correios e outras empresas privadas foram harmonizadas.
Essas novas regras, eliminam a necessidade de preenchimento em papel das declarações de importação, que anteriormente o cliente precisava preencher um formulário para todas as compras acima do valor de isenção ou que tinha risco sanitário ou biológico.
O uso de sistema informatizado que selecionam as mercadorias de maior risco combinadas com essas medidas, serão capazes de reduzir de cinco a seis dias de tempo de entrega.