Durante uma intervenção na Heritage Foundation, Homan reiterou seus argumentos contra a imigração ilegal e a força de defesa das medidas que a administração Trump tem implementado para forçar as leis do país.
“Se nós continuarmos enviando mensagens que está tudo bem violar as leis do país, então nós nunca resolveremos a crise na fronteira”, argumentou Homan em seu discurso.
Homan explicou que o governo não pode fazer exceções para pessoas que está nos Estados Unidos por muitos anos ou que tem filhos nascidos no país, porquê isso repassa a mensagem que eles “estão isentos das leis federais”.
Mais tarde, na sessão de perguntas e respostas, Homan disse que seguindo as instruções do Presidente Donald Trump, ICE vai aumentar as ações policiais contra companias que sabem sobre isso e continuam contratando trabalhadores indocumentados.
“Nós já aumentamos o numero de inspeções nos locais de trabalho, e vocês verão um significativo aumento no ano fiscal de 2018, que começou em primeiro de Outubro”, prometeu o diretor do ICE.
De acordo com Homan, a estratégia do ICE será seguir em 2 direções: prender e deportar trabalhadores indocumentados e processar quem contratou eles. Ainda assim, Homan argumentou que é necessário eliminar o imã que atrai os trabalhadores indocumentados.
Hoje, muitos lideres republicanos estão querendo iniciativas para fazer o programa federal “E-Verify” para todos as empresas em todo país, não apenas para aqueles que tem contratos federais.
O controvérsio programa permite verificação de status de imigração do empregado mas, de acordo com ativistas, não é uma verificação livre de erros e pode causar consequências para milhares de pessoas documentadas ou cidadãos.