Veículos de remoção de neve e outros equipamentos estão sendo preparados na Flórida diante de uma rara onda de frio esperada para a próxima semana, de acordo com o Departamento de Transporte da Flórida (FDOT).
O departamento divulgou fotos das preparações, uma cena incomum para o “Estado do Sol”. Embora a neve seja extremamente rara nos condados de Brevard, Volusia e Osceola, áreas mais ao norte, como o condado de Lake, já registraram neve em algumas ocasiões no último século.
Sabemos que já nevou na Flórida, mas a maior parte dessa precipitação congelada ocorre ao norte do corredor da Interestadual 10. Embora já tenha nevado em áreas tão ao sul quanto Miami, a acumulação foi insignificante.
Nas décadas de 1980 e 1990, algumas tempestades trouxeram até dois centímetros de neve para regiões como Ocala e The Villages. No Aeroporto Internacional de Orlando, a última ocorrência de neve foi registrada em 2016, mas apenas alguns flocos caíram.
A onda de frio prevista para a próxima semana pode trazer gelo significativo – e, sim, neve –, mas ainda não está claro onde a linha que separa a neve da chuva congelante será traçada.
Um sistema de baixa pressão sairá do Golfo do México e cruzará a Flórida no início da próxima semana.
Com o ar Ártico descendo do norte, há uma grande probabilidade de precipitação congelada na noite de terça-feira até quarta-feira no Panhandle e no norte da Flórida.
O ar Ártico chegará à Flórida na noite deste domingo, trazendo chuva, chuva congelante, granizo ou neve a partir da noite de terça-feira. A possibilidade de chuva congelante existe para as áreas de Ocala e Gainesville.
A chuva comum é o que conhecemos como gotas de água caindo das nuvens. Já a chuva congelante ocorre quando gotas de água líquida caem e, ao atingir o solo, congelam instantaneamente devido à temperatura abaixo de zero perto do chão. Isso pode cobrir caixas de correio, árvores, calçadas, decks e áreas externas com uma camada de gelo.
“Ainda há incertezas sobre a localização exata dessa tempestade de gelo no centro-norte da Flórida”, explicou o meteorologista Noah Bergren, da FOX 35 Storm Team. “Acredito que a parte de nevasca se manterá mais ao norte.”
Os modelos de previsão Global Forecast System (GFS) e Europeu divergem em relação à divisão entre neve e chuva congelante.
“Minha opinião pessoal é que o modelo Europeu é provavelmente mais realista aqui, porque ele lida melhor com massas de ar Ártico. Acho que o modelo Americano não está captando o quão frio será. Historicamente, o modelo Europeu tem melhor desempenho nesse tipo de cenário, o que significa gelo se espalhando mais ao sul”, explicou Bergren.
Atualmente, Orlando deve apenas registrar chuva fria. Uma linha que vai do condado de Marion ao condado de Flagler marca a possível transição de chuva para gelo durante a noite de terça para quarta-feira.