USCIS passa a exigir digitais nas trocas de status e extensões para facilitar rastreio
A partir da última Segunda-Feira, 11 de Março, o Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos (USCIS, em inglês) passou a solicitar aos aplicantes de troca de status e solicitações de extensões de visto a retirada das digitais. A ideia, segundo alguns veículos de comunicação e agências de advocacias, é conseguir rastrear facilmente os solicitantes que depois de ter a troca de status ou extensão aprovada, acabam desistindo de se manterem legais e ficam com a documentação irregular no país.
O novo formulário I-539 já está disponível no site da USCIS e apenas a versão datada de 4 de Fevereiro de 2019 será aceita pelo departamento.
Juntamente com essa aplicação, a imigração também está requerendo que os aplicantes enviem também o novo formulário I-539A, no qual colherá informações suplementares ao formulário I-539. Esse formulário por sua vez, substituirá o suplemento A, e não pode ser enviado de forma autônoma, ou seja, sem o formulário I-539.
As mudanças mais significativas do formulário são:
• Todos os co-aplicantes inclusos no I-539 do aplicante principal devem preencher e assinar seu próprio formulário I-539A separadamente;
• Os pais ou responsáveis devem assinar em nome de menores de 14 anos ou de qualquer co-aplicante que não seja mentalmente habilitado;
• Cada aplicante e co-aplicante deverá arcar com uma taxa de biometria no valor de $ 85.00, exceto aplicantes de certas categorias como A, G e não-imigrantes da OTAN, conforme indicado nas instruções do I-539;
• Cada aplicante e co-aplicante receberá uma carta individual com seu número de caso (case number) e com o agendamento da biometria, que será realizada no Centro de Aplicação (ASC) mais próximo do endereço do solicitante principal. Os co-aplicantes que desejarem fazer biometria em local diferente deverá enviar um I-539 em separado. A agência poderá rejeitar todos os formulários I-539 no qual estejam faltando alguma das assinaturas exigidas ou taxas biométricas, incluindo as exigidas para o I-539A.
Conversamos com alguns advogados e escritórios que realizam a troca de status e solicitações de extensões e eles confirmaram que a ideia principal é realmente ir atrás dos aplicantes que ficarem fora de status depois de terem a documentação aprovada.
Isso acontece pelo fato de várias pessoas, aplicam para a troca de status, matriculam-se na escola e após conseguirem à carteira de motorista, simplesmente decidem ficarem fora de status. O mesmo acontece nas requisições de extensão de visto, porém esses, não possuem direito à carteira em Massachusetts.
É o cerco se fechando para a imigração ilegal no país.