Um obstáculo a menos pode estar no caminho dos imigrantes que estão em processo de Green Card por casamento ou pretendem se casar futuramente.
Isso porque, desde o dia 10 de Dezembro, um memorando do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) foi emitido na qual eliminará a segunda entrevista caso eles entendam que não há fraude e a união e verídica.
Atualmente, os Green Cards são emitidos para os imigrantes via casamento com uma validade de 2 anos e após esse periodo, o casal deve comprovar que o casamento ainda existe para que um novo Green Card seja emitido, esse com validade para 5 anos. Após a emissão desse segundo, o imigrante pode dar entrada no processo de naturalização.
Sendo assim, essa segunda entrevista após 2 anos seria eliminada do processo.
O novo memorando emitido também lista algumas diretrizes para que os funcionários possam usar como referência, decidindo assim se vão ou não eliminar essa parte do processo.
De acordo com a USCIS, os oficiais podem dispensar da entrevista se entenderem que:
- Há evidências suficientes sobre a autenticidade do casamento que prova que ele claramente não foi feito para burlar as leis de imigração;
- Não há indicação de fraude no Formulário I-751 ou na documentação de apoio;
- O USCIS já entrevistou o peticionário principal do Formulário I-751 (isso é relevante para os casos recebidos após 10 de dezembro de 2018).
Para finalizar, o órgão de imigração reitera que mesmo assim os “casos envolvendo fraude ou preocupações com segurança nacional serão encaminhados à Diretoria de Detecção de Fraude e Segurança Nacional de acordo com os procedimentos locais.”
Todos os formulários I-751 recebidos após 10 de Dezembro entrarão nessa nova orientação.