Mais de 700 mil imigrantes estão esperando suas aplicações serem aprovadas para se tornarem cidadãos americanos, em um processo que tipicamente levava 6 meses mas agora foi extendido para mais de 2 anos em alguns lugares.
As longas esperas, levaram alguns advogados de imigrantes à perguntarem para o departamento se os atrasos visam impedir que os eleitores anti-Trump votem nas eleições.
“As pessoas estão motivadas em participar, e elas estão se frustrando de não poder participar das eleições”, disse Manuel Pastor, diretor da Universidade do Sul da Califórnia.
O número de imigrantes que pretendem se tornar cidadão aumentou em 2016, aumetando 27% em comparativo com o ano anterior. No início do governo Trump, as aplicações estavam normais, mas o tempo de espera aumentou.
Acúmulos de aplicações não é uma novidade para o sistema de imigração americano, nas quais muitas vezes leva-se anos para imigrantes receberem asilos ou serem deportados, mas naturalização, o passo final para se tornar um cidadão americano, obter um passaporte americano e receber direitos de voto, não havia sido sujeita a tais atrasos nos últimos anos.
Agora, o tempo médio de espera para os funcionários decidirem sobre os pedidos é de mais de 10 meses. Demora até 22 meses em Atlanta e até 26 meses em partes do Texas, de acordo com estimativas oficiais.
O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA disseram que o tempo de espera pela naturalização aumentou, por causa do “surto” de aplicações, e não pelo processamento mais lento. A agência processou 850.000 casos em 2017, um aumento de 8% em relação ao ano anterior.
Para se tornar um cidadão americano, os imigrantes devem ter possuido o Green Card por pelo menos três anos, demonstrar bom caráter moral e passar em testes de inglês e educação cívica.
Normalmente, os pedidos de cidadania aumentam antes do aumento das taxas de preenchimento e durante os anos de eleição presidencial, à medida que os imigrantes se empolgam com as urnas.