O valor médio das multas de trânsito incluindo as taxas gira em torno de $152, em caráter nacional, embora o valor varia muito dependendo da natureza da infração e das leis do estado.
Seja qual for o caso, ninguém quer ser multado, portanto se você ver a luz azul e vermelha piscando através do retrovisor do seu veículo, é melhor você ter o melhor comportamento possível.
Geralmente os policiais não querem lhe dar uma multa, mas é o trabalho deles. Muitos deles, querem lhe ajudar a manter seu histórico limpo e através desse artigo, proveremos maneiras para melhorar as suas chances e evitar possíveis multas.
Essas maneiras foram reveladas por policiais de trânsito em uma reportagem realizada pelo site Urbo, porém, isso não indica que seguindo as recomendações, você não seja multado, e sim, que você pode diminuir as chances.
1. Mantenha seu Histórico Limpo
Manter seu histórico limpo de multas é muito bom na visão dos policiais. Quando você tomar sua primeira multa, toda vez que um policial notificar você fazendo coisa errada e puxar os dados da sua placa, provavelmente ele lhe dará outra multa após notificar que você já tem um histórico não muito bom.
Tente dirigir sem infringir as leis, infringindo-as poderá fazer você chegar no horário, porém você corre sérios riscos de ser pego. Saia mais cedo de casa, e dirija cautelosamente.
2. Não Dirija Agressivamente
Os policiais analisam vários fatores antes de aplicar uma multa, e motoristas agressivos não têm muitas chances de escapar. “Se alguem não dá signal quando troca de faixa ou em alguma esquina, mesmo que não tenha carros em volta, eu provavelmente darei uma advertência”, disse o policial Luke Bonkiewicz do departamento de polícia de Lincoln em Nebraska. “Contudo, se o motorista cometer a mesma violação, mas cortar algum veículo ou perto de causar algum acidente, eu provavelmente irei multá-lo baseado nas circunstâncias agressivas”.
Se você corre muito, más notícias. “Se alguem está dirigindo muito rápido (mais de 15 milhas acima do limite) ou imprudentemente, não importa quão bom é seu histórico, eu darei uma multa baseado nas circustâncias agressivas”, disse Bonkiewicz.
3. Não Admita Culpa
4. Lembre-se: Você não é Especial
Se você quer que alguém seja bom pra você, não seja idiota. A oficial Jay Ruane, de Connecticut, disse que é sempre bom termos o melhor comportamento possível quando o oficial se aproximar.
“Nunca diga ao policial, ‘Eu pago seu salário’ porquê, eles também pagam impostos”. Dizer coisas como “Você não sabe quem eu sou?” ou tentar intimidar o policial facilita o trabalho dele em multá-lo.
Bonkiewicz diz que apesar dele apreciar bons motoristas, ele tenta deixar a emoção fora de sua decisão.
“Eu aprecio civilidade e boa educação, mas tento manter meu foco na violação ocorrida”, disse ele. “Eu não multo baseado em pobres atitudes, se alguém é idiota e a violação ocorrida não atende aos critérios da violação, eu dou uma advertência, porém nem todos oficiais são assim”.
5. Peça uma Advertência
O principal fato aqui é ser grato e amigável. Os policiais geralmente não têm cotas oficiais de multas, então raramente têm obrigação de emitir uma multa.
Trate o oficial com respeito, reconheça a bondade dele, e educadamente peça à ele uma advertência ao invés de uma multa, e você pode ter sorte nisso. Prometa que você nunca mais vai abusar dos limites de velocidade, e realmente não abuse mais.
6. Não Freie Bruscamente
Se você está correndo algumas milhas acima do limite e você ver um oficial, não toque os freios bruscamente, pois você pode colocar outros motoristas em perigo. Apenas tire o pé do acelerador e deixe o carro diminuir a velocidade.
7. Não Ofereça Propina
“Uma dica que sempre vejo que funciona é dizer ao policial que a única razão que você está acima do limite é porquê você precisava ir ao banheiro”, disse Ruane.
Isso é relatável, não é ofensivo, e algumas vezes pode funcionar. Contudo, não tente oferecer dinheiro ou a famosa propina para o oficial. Muitos oficiais não aceitariam a propina, mas em muitos casos, eles não podem aceitar mesmo que eles queiram, pois podem possuir câmeras escondidas que os acompanham em cada movimento.
8. Se você for Multado, Não entre em Pânico
Há algumas opções disponíveis que ajudam a manter seu histórico limpo e respeitável, e seu seguro no preço que deve ser.
Se a multa é muito maior que o que você pode pagar, ou você está preocupado com seu histórico, contrate um advogado. “Primeiro de tudo, os procuradores não querem negociar com pessoas leigas. Eles simplesmente farão uma oferta e você tem que aceitar ou não”, disse Ruane . “Um advogado pode negociar, porquê eles conhecem seus poderes”.
Advogados podem sugerir penalidades alternativas que provavelmente você nunca pensaria sobre, como “serviços comunitários em troca da multa, ou frequentar uma classe de reciclagem para motoristas em troca do histórico limpo”, disse Ruane.
9. Não Fuja
Não tente fugir das suas obrigações. Se a policia estiver atrás de você e acender o giroflex ou solicitar que você pare, estacione na primeira oportunidade, não esquecendo de ligar sua seta para encostar. Mantenha-se calmo no seu veículo, aguarde o guarda se aproximar antes de pegar os documentos.
10. Seja Educado
Ao ser parado, seja educado ao nível máximo e peça permissão antes de querer falar, como por exemplo, “Seu guarda eu posso explicar o que ocorreu” e aguarde ele disser que sim. Se ele disser não, não tente explicar mesmo assim, aguarde ele perguntar.
11. Ligue seu Alerta
Se você visualizar que o policial está atrás de você, ligue seu alerta. Isso faz com que o oficial veja que você pretende parar. Eles darão à você um tempo para que você ache um lugar seguro para parar (para ambos).
12. Desligue o Veículo
Ao parar, desligue seu veículo, abra sua janela, ligue a luz interna (se for no período noturno), coloque suas mãos no volante, e aguarde o oficial se aproximar de seu veículo. Solicite aos passageiros para manter as mãos onde o oficial possa vê-las também.
13. Informe ao Oficial
Quando o oficial solicitar sua carteira de motorista e registro do veículo, informe à ele que você precisa pegar e não se mova derrepentemente. Mova-se cautelosamente para que o oficial veja que você não têm intenção de sacar nenhum revólver.
Tomara que essas dicas sejam úteis para vocês!