O Immigration and Customs Enforcement Service (ICE) anunciou acordo com a empresa Vigilant Solutions, maior empresa de vigilância de placas de veículos dos Estados Unidos.

Com o acordo, agora ICE terá acesso ao banco de dados com informações de mais de 2 bilhões de placas de automóveis em todo país, segundo relatado pelo representante da agência The Verge.

Vigilant Solutions é uma empresa privada, que com a ajuda das autoridades locais e câmeras de trânsito espalhadas por todo país, é capaz de capturar e armazenar informações como data, hora e coordenadas do GPS de qualquer movimento realizados pelos veículos, e possui registros de quase 100 milhões de placas todos os meses.

Com essa nova ferramenta, ICE poderá acessar essas informações e ver as informações de qualquer veículo realizadas nos últimos 5 anos, que com certeza será um novo caminho para as autoridades perseguirem os indocumentados.

Essa nova tecnologia também permite que os agentes do ICE, monitore específicos carros, quando receberem telefonemas ou emails sobre alguma placa suspeita, detectadas em uma das milhões de câmeras de trânsitos espalhadas pelo país.

De acordo com os relatórios da The Verge, o Departamento de Segurança Interna disse que este banco de dados é importante para o ICE utilizar, quando outros meios de localização e o paradeiro de criminosos ou indocumentados falharam.

Claro, a preocupação tomou organizações de proteção de direitos civis e grupos de imigrantes nos EUA por causa do escopo que esse tipo de monitoramento teria.

 

 

Deixe um comentário

error: Content is protected !!