MBTA pedirá ao conselho uma aprovação de um contrato de $723 milhões de dólares para trocar completamente o sistema de cobrança de tarifas. O novo sistema seria usando um Smartphone para pagamento das passagens.
“O melhor sistema de cobrança de tarifas é aquele que desaparece, um que sai do caminho do cliente,” disse David Block-Schachter, chefe do escritório de tecnologia da MBTA. O grupo planeja trocar cada caixa de cobrança de tarifas para um sistema de alta tecnologia que aceite pagamentos via celulares. Nos ônibus e na linha verde, o T irá instalar caixas de cobranças em todas as portas, para que os passageiros possam usar todas as entradas, isso significa que os passageiros não poderão usar dinheiro, e terá que pagar no quiosque antes de embarcar, eliminando transações de dinheiros nos ônibus, reduzindo tempo de espera de viagem em mais ou menos 10%, afirmou David.
O novo sistema trabalharia com Apple Pay, Samsung Pay e outro sistema de pagamentos que funcione com a tecnologia NFC para identificar e verificar o passageiro.
“Nós pensamos que os pagamentos via celulares serão muito mais populares. Nós achamos que é uma gigante diferença. Nós achamos que muitas pessoas vão preferir não usar o cartão físico”, segundo ele.
Os cartões Charlie não funcionarão no novo sistema. Os passageiros que quiserem um cartão físico poderá adquirir um por uma taxa de $5 e segundo David, T fará novos cartões gratuitos para as comunidades de baixa-renda e para os passageiros com desabilidades.
O novo sistema começará a ser trabalhado em breve no próximo mês, e os novos equipamentos estão marcados para serem instalados no começo de 2019, e é esperado que até a primavera de 2020, o novo sistema de pagamentos via celulares estar disponível para todos.