O que é, porque acumulamos e como evitar a energia estática

Spread the love




 

Nas estações mais frias do ano, quando o tempo começa a ficar mais seco, parece que tudo que tocamos tomamos um “choque”, ou uma descarga de energia estática acumulada. Mas o que é? Porque acumulamos essa energia? Como podemos evitá-las?

Essas e outras perguntas serão respondidas nessa postagem.

O que é energia estática?

Sem entrar em muitos detalhes, podemos dizer que a energia estática é uma acumulação de cargas elétricas na superfície dos objetos, principalmente, quando os elétrons se movem de uma superfície para outra através do nosso contato.

Caso as superfícies sejam isolantes, esses vão acumular carga elétrica.

Um objeto terá uma carga positiva (perdeu elétrons) e um terá uma carga negativa (ganhou elétrons), e se um dos objetos carregados toca um condutor de energia, como uma peça de metal, a carga tende-se a neutralizar, causando o choque.

Mas o que isso significa?

Em nossa casa, temos muitos objetos isolantes, como a sola de borracha de sapatos e aquele tapete de lã. Quando você anda em um tapete de lã, com um sapato de sola de borracha, seu corpo acumula uma carga que não pode se livrar das solas isolantes de seus sapatos. Então, quando você toca aquela maçaneta de metal, porta do carro ou outro condutor, você ja sabe o que acontece.

O ar seco também é isolante.

Como podemos evitá-la?

Uma das maneiras mais fáceis de evitar essa energia é prestar atenção no que você está utilizando e qual o tipo de material é feito, entre roupas, os móveis de sua casa e objetos ao redor dela.

Tênis com sola de borracha são grandes isolantes de energia e isso gerará um monte de energia estática no seu corpo quando combinado com tapetes de lã ou carpete de nylon. Por isso, tente usar sapatos com sola de couro, ou meias de cóton ao invés de meias de lã. Esse já são um bom começo para evitá-las.

Sapatos com sola de couro são ótimos para compras, pois evitam os choques, uma vez que os carrinhos de supermercado podem causar muitos choques.

Caso queira continuar usando aquele tênis com sola de borracha ou camisas de lã, você deverá adquirir um umidificador de ar (humidifier), que ajudará bastante a evitar choques.

As camisas de lã são muito comuns no inverno, e caso você usar e sentar em uma cadeira feita de determinado tecido, isso acumulará energia estática em seu corpo. Procure adotar camisas e roupas de algodão.

Certas capas de móveis ou sprays antiestáticos podem ajudar a aliviar esse problema. Os sprays podem ser adquiridos na CVS por um preço bem em conta.

Você deve ter notado que geralmente quando saimos do carro nós tomamos um choque quando tocamos a porta, e você já deve ter ouvido falar que tocar ao redor da porta pode ajudar, e isso é verdade. Segure ao redor da porta de metal antes de sair do carro, e mantenha tocando isso até você sair do banco completamente.

Se você esquecer, você também pode tocar a porta do carro com sua chave, pois a eletricidade irá descarregar através desses objetos, e você não sentirá o choque.

Você também pode adquirir uma pulseira antiestática, ajuda muito a evitar esse tipo de problema.

Outra dica importante é sempre hidratar a pele com hidrantes, pois evita que sua pele fique seca, diminuindo as chances de choque.

Quando for abastecer o carro, tome muito cuidado, procure descarregar sua energia estática, tocando um objeto de metal, antes de remover a bomba de gasolina. E não retorne para dentro do carro, pois você pode acumular energia estática novamente.

Fica a dica para esse Outono e Inverno.
Esperamos que seja útil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *