Você sabe o que é hipotermia, quais os riscos e como evitá-la?

Spread the love




 

Conforme anunciado em matérias anteriores, a temperatura em Boston e região não serão agradáveis nos próximos dias até a próxima Terça-Feira, 2 de Janeiro, quando a temperatura deverá normalizar.

Com todo esse papo, surge a palavra Hipotermia, na qual hoje, trouxemos explicado o que ela realmente é.

A Hipotermia nada mais é do que a redução da temperatura corporal que acontece quando nosso corpo perde muito calor. Há dois principais motivos que podem causá-la: Quando o corpo se expôr ao extremo frio por um determinado tempo, ou quando o corpo perde o calor por outro meio tal como intoxicação de álcool, baixo nível de açucar no sangue, anorexia e avançada idade. O contrário de Hipotermia, seria a Hipertermia, que é quando o corpo ganha muito calor, muitas vezes como a febre.

A temperatura normal do corpo humano varia entre 36,1ºC e 37,2ºC e quando nosso corpo perde muito esse calor, surge a hipotermia.

Os sintomas variam de acordo com a temperatura. Por exemplo, quando a hipotermia é leve ou no seu primeiro estágio, o ser humando tende a ter tremores e confusão mental; Em uma moderada ou segundo estágio, os tremores param mas a confusão aumenta; já no estado mais severo ou estágio 3, pode haver desnudez paradoxal, onde a pessoa começa a remover sua própria roupa, aumentando o risco do coração parar. Já o estágio 4 infelizmente a pessoa não apresentará sinais vitais.

Tecidos sintéticos e roupas de lãs são as mais apropriadas e superiores do que o algodão, pois proporcionam um melhor isolamento quando molhado e seco. Alguns tecidos sintéticos, como polipropileno e poliéster, são usados em roupas projetadas para remover a transpiração do corpo, como meias de forro e roupas íntimas de absorção de umidade. O vestuário deve ser solto, uma vez que roupas apertadas reduzem a circulação de sangue quente.

Ao planejar atividades ao ar livre, prepare-se adequadamente para o possível tempo frio. Aqueles que bebem álcool antes ou durante a atividade ao ar livre devem garantir que pelo menos uma pessoa sóbria seja responsável por segurança.

Caso você avistar alguém passando por esse tipo de causa, principalmente os moradores de rua, ligue imediatamente para 911. Bons esforços para ajudar uma pessoa com esse tipo de causa é tentar cobrí-lo com roupas quentes e bebidas quentes, para que a temperatura corporal aumente.

 

Foto de Capa: Medical Expo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *