Super Lua, altas marés e 14 horas de escuridão previstas para os próximos dias

Spread the love




 

A lua estará perto da terra nos próximos dias, alcançando seu ponto mais perto na Segunda-Feira (04), com uma distância de apenas 357.497 quilômetros (222.135 milhas) da terra. O efeito chamado de Super Lua, iluminará os céus trazendo um lindo cenário.

Mas, o que é Super Lua? É um fenômeno que ocorre quando a lua está em sua fase cheia e muito perto da terra. Geralmente, a lua está em torno de 383.023 quilômetros (238.000 milhas) de distância da terra e nesse fenômeno ela atingirá somente 222.135 milhas. Por causa que a órbita da lua é elíptica e não um círculo perfeito, a distância entre terra e lua muda mês a mês ao decorrer do ano.

O fenômeno poderá ser notado durante toda a madrugada de Domingo para Segunda, porém, será às 3:45AM na qual a Lua atingirá seu ponto mais próximo a terra fazendo com que pareça muito maior e muito mais iluminada.

Altas Marés

Outro fator importante, é que quando a Lua se aproxima da terra, ela traz altas marés consigo, conhecidas às vezes com “Maré Rei”. Em algumas regiões isso pode causar inundações, o que não temos muito perigo em Massachusetts.

Entre Domingo e Terça, poderemos notar altas marés de até 3.6 metros de altura (12 pés) no Boston Harbor. Segunda-Feira às 11:07AM e Terça-Feira as 11:59AM, será o momento em que as marés atingirão essa altura máxima.

Escuridão

Nesse final de semana, o pôr-do-sol está sendo mais cedo, logo após as 4PM. Estamos no mês na qual o sol se pôe mais cedo do que qualquer outro mês do ano. Domingo e Segunda-Feira, a lua nascerá logo após o sol se pôr no horizonte, fazendo com que o dia fique escuro mais cedo. Mas calma, o pôr-do-sol começa a ficar mais tarde após o dia 9 de Dezembro novamente, pouco a pouco.

Não é somente o sol que está se pondo mais cedo, mas o ângulo do sol está também muito baixo agora. É por isso que há luz solar quase todo o dia. O sol atinge apenas cerca de 25 graus acima do horizonte ao meio-dia, A mesma altura seria às 8:00AM no verão. O baixo ângulo do sol também significa menos energia atingindo a Terra e, claro, dias mais escuros.

Teremos 14 horas de escuridão por noite, mas não será somente escuridão total, pois teremos a iluminação da super lua. Não perca a oportunidade de apreciar esse maravilhoso fenômeno.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *