Cônjuges de imigrantes portadores de visto H1B na mira de Donald Trump

Spread the love




 

O presidente Donald Trump está tomando um novo passo para reduzir e desencorajar a imigração legal para o país.

De acordo com fontes perto do governo, a administração Trump planeja parar a emissão de permissão de trabalho para os cônjuges de imigrantes que possuem um visto H1B, terminando assim a provisão de 2015. A medida afetaria milhares de famílias de acordo com o relatório do The San Francisco Chronicle.

Em 2015, Barack Obama criou a permissão de trabalho para algumas pessoas com visto H4. Antes dessa medida, os cônjuges de trabalhadores imigrantes não eram permitidos a trabalharem ou receberem Social Security.

Em 2016, em torno de 130.000 cônjuges e crianças de H1B chegaram aos Estados Unidos portanto um visto H4.

Somente de Outubro de 2015 à Setembro de 2015, 41.526 pessoas foram autorizadas a trabalhar sob esse programa, ajudando milhares de famílias imigrantes que estavam sofrendo com a falta de permissão de trabalho.

Especialistas acreditam que terminando essa medida, poderá causar um efeito dominó nas imigrações qualificadas e legais nos EUA, pois quando casais não podem trabalhar, a possibilidade deles permanecerem no país é baixa.

O impacto no Vale do Silício seria afetada seriamente, desde que eles dependem de imigrantes qualificados portadores de visto H1B para os problemas tecnológicos, alerta alguns empresários.

Em todo caso, o governo acredita, que terminando esse programa irá ajudar a preservar os empregos nos EUA.

A decisão é ainda mais eminente depois que o Departament of Homeland Security foi processada por um grupo que luta pelos direitos dos imigrantes com a permissão de trabalho nos EUA, na qual está sendo analisado pelo congresso para decidir sobre essas permissões.

O próximo pronunciamento está marcado para dia 2 de Janeiro de 2018, porém, fontes próximas ao governo informou que o projeto está circulando no governo em um novo tipo de regulamentação que anula a permissão de trabalho para portadores de visto H4.

 

 

Foto de Capa: Mark Wilson / Getty Images

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *