Saiba O Que é Imigração, As Perguntas E Leia Algumas Dicas.

Spread the love

O que é Imigração?

Imigração significa a entrada de indivíduo ou grupo de indivíduos estrangeiros em determinado País, para férias, trabalhos e/ou fixar residência por determinado tempo.

E para os postos de Imigração presentes nos aeroportos, todo cuidado é pouco porque passagens compradas e hotéis reservados não determinam que você vá ou não ser aprovado por eles.

Assim como você passou pela Imigração quando saiu do Brasil, mesmo que você não tenha percebido, e passará novamente quando retornar, você precisa passar pelo controle de Imigração do País em questão.

E para “passar” pelo controle de Imigração do País, será realizada uma pequena entrevista na entrada e saída em território nacional ou estrangeiro, essa, existe para que o País que o está recebendo, esteja ciente da sua entrada e a razão pela qual.

A Imigração é responsável pelo bem-estar e proteção da população do País. Portanto, estar bem preparado e orientado para esse momento é essencial para que sua viagem não seja frustrada, para isso, reunimos algumas dicas e instruções que te auxiliarão.

O que fazer quando desembarcar no aeroporto do País de destino?

A organização nos aeroportos é predominantemente eficiente, então, não será um problema direcionar-se até os guichês da imigração. Você verificará que todos caminharão em direção a esses, e encontrará placas e/ou funcionários ao longo do caminho, informando-lhe, onde deve direcionar-se.

Em geral, a imigração encontra-se anterior as esteiras das malas.

Ao chegar, você verificará que há diversos guichês disponíveis e geralmente duas filas, uma, geralmente descrita como “VISITOR” e a outra, como, “CITIZEN”, visitante e cidadão, respectivamente, se você não for cidadão do determinado País, dirija-se a primeira fila.

Você, provavelmente, encontrará funcionários que falem Inglês ou Espanhol, portanto, mesmo que não fale a língua, fique calmo e perceba como ocorre a movimentação das pessoas e não tenha medo de pedir auxílio aos brasileiros que estavam no avião com você ou que estão ao redor, caso, não existam funcionários para organizar ou auxiliar nas filas, haverá placas que auxiliarão esse processo.

Quais os documentos que devo ter em mãos?

  • Passaporte válido – a validade de o seu passaporte dever ter, no mínimo, seis meses (Cada país usa um critério, para os Estados Unidos não é necessário, porém, a validade do seu passaporte deve estar válida até a data de sua volta);
  • Passaporte com a etiqueta do seu visto;
  • Passagens aéreas de volta ao seu País;
  • Reservas de hotel e/ou endereço de hospedagem – se você ficará hospedado na casa de amigos ou familiares, uma carta convite é imprescindível -;
  • Documentos que comprovem sua intenção de viagem – se você for um estudante, você deverá levar consigo a carta de aceite oficial que cada país utiliza (O I-20 para os Estados Unidos, o E-COE para a Austrália, o CAS para o Reino Unido e etc). Caso sua viagem seja a negócios e participará de congressos, feira ou reuniões lembre-se de levar com você os documentos que comprovem inscrição ou carta convite dessa empresa que irá recebê-lo -;
  • Dinheiro em espécie, cartão de crédito e travel money, demonstradores da sua condição para se sustentar no período determinado;
  • Formulário I-94;

Apesar de recomendado que esses documentos estejam em mãos, não deverá ser entregue ao oficial, nenhum documento que não for solicitado pelo mesmo.

Quais são as perguntas feitas pelo oficial da Imigração?

As perguntas variam de acordo com o entrevistador, oficial da Imigração e o entrevistado, imigrante. O importante é manter a calma que garantirá clareza ao responder as questões.

  • Qual sua profissão?
  • O que pretende fazer aqui?
  • Quanto está trazendo de dinheiro para essa viagem?
  • Quanto tempo pretende permanecer?
  • Onde ficará hospedado?

São algumas das perguntas realizadas pelo oficial da Imigração e após responder essas, o oficial checará em seu sistema se não fora encontrado nada de ilegal em suas malas. Estando tudo correto, ele solicitará suas digitais no identificador de impressões digitais e uma foto.

Após essa etapa, ele carimbará seu passaporte com o tempo de permissão de estadia. Lembre-se, é esse oficial que determina e permite o tempo desejado ou não de estadia, mesmo que em seu visto exista um prazo maior, você deverá considerar para a estadia, o tempo carimbado pelo oficial da Imigração em seu passaporte.

Não responda as perguntas com gracinhas ou tons irônicos, porque o oficial de Imigração que permite ou não sua entrada no País. Caso, essas, não sejam suficientes para transmitir segurança das suas intenções ao oficial, ele poderá solicitar seu direcionamento a uma sala privativa onde uma série de novas perguntas será realizada. Se isso acontecer, fique calma, se você deixar claro suas intenções, será liberado e poderá prosseguir com sua viagem. Caso o oficial não se sinta completamente seguro, mesmo após a segunda entrevista, poderá ocasionar a deportação, onde o viajante retorna ao seu País de origem.

Seja claro e objetivo em suas respostas, evite assuntos pessoais ou longas explicações. Mentiras são completamente desaconselhadas. Saia do Brasil com a documentação e visto apropriados para sua intenção de viagem. Certamente isso tornará sua entrada na imigração, agora e em todas as outras oportunidades, muito mais tranquila.

Dicas

  • O passaporte precisa ter, pelo menos, seis meses de validade a partir da data de embarque;
  • Alguns países, como, por exemplo, a Austrália, a África do Sul e a Tailândia, exigem dos brasileiros o Certificado Internacional de Vacinação ou a profilaxia contra a febre amarela, que deve ser tomada, pelo menos, dez dias antes da viagem. Consulte se o país para o qual você está se dirigindo faz essa exigência no Sistema de Informações sobre Portos, Aeroportos e Fronteiras (SISPAFRA) da ANVISA;
  • Nos voos com conexões, é preciso certificar-se a respeito da documentação exigida nos países onde precisa tomar os aviões. Caso contrário, o viajante pode ficar preso em uma sala enquanto aguarda o embarque ou nem poderá desembarcar no aeroporto e perderá os voos sem direito a reembolso;
  • Se vista discretamente e de forma adequada. Evite roupas curtas e decotadas. Se for inverno, não faz sentido trajar minissaias e bermudas, por exemplo;
  • Desligue ou tire o som de seu celular na fila de imigração e não o use durante a entrevista;
  • Tente não fazer muito barulho enquanto espera para ser atendido pela imigração;
  • Vá sozinho ao balcão de atendimento, exceto se compartilhar documentos com amigos e familiares (como voucher do hotel, seguro, passagens), ou se estiver com filhos ou irmãos pequenos.

Lembre-se que essas informações e etapas são auxiliadas pelas Agências de Viagem ou Intercâmbio e que qualquer dúvida, você pode nos enviar um email que vamos auxiliá-los da melhor forma possível. Não fique nervoso que se você não tem nada a esconder, a Imigração será só uma rápida passagem até seu local de destino.

E Boa Sorte!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *