Saiba como tirar o I-94 e pra que ele serve

Spread the love




 

Antes de Abril de 2013, toda vez que você vinha aos Estados Unidos, você recebia um formulário, ainda no avião, para preenchimento, na qual deveria ser entregue na cabine da imigração. Este, por sua vez, carimbava, datava e destacava entregando uma via ao viajante e outra via ficava em poder da imigração. Quando você saísse do país, você devolvia esse formulário, “avisando” assim a imigração que você deixou o país. Mas isso acabou!

Exemplo de Formulário I-94 em Papel

Na verdade não acabou, o departamento de imigração com intuito de aumentar a eficiência das fronteiras e reduzir custos de operação resolveu deixar o tal formulário de forma eletrônica.

Exemplo de Formulário I-94 Eletrônico

Quando um viajante se apresenta na cabine da imigração, o oficial verifica o passaporte e o visto emitido pelo consulado americano, faz algumas perguntas ao viajante e caso aceite a entrada do estrangeiro, ele coloca os dados do mesmo no sistema, carimba o passaporte com a data de entrada e a data de expiração do periodo autorizado a estar no país (geralmente 6 meses) e libera o viajante. Esse carimbo prova que o estrangeiro entrou de forma legal no país.

Então, de uma forma resumida, o I-94 nada mais é que o registro de entrada e saída do imigrante do país.

Esse documento é muito importante para todos os viajantes e ele é necessário caso queira tirar carteira de motorista, fazer pedido de extensão de visto ou mudança de status, ou provar que o imigrante casado com um cidadão americano pode aplicar para o Green Card sem precisar sair do país.

O I-94 eletrônico somente é possível ser consultado para as pessoas que entraram no país após a implementação do sistema. Aos que entraram anterior a isso e perderam o formulário, é necessário fazer uma petição formal ao USCIS (United States Citiznship and Immigration Services), utilizando o formulário I-102 e pagando uma taxa.

Aos que entraram após a implementação do sistema, pode realizar os passos para retirar o I-94:

1) Acesse o website oficial https://i94.cbp.dhs.gov/I94/
2) Clique em Get the Most Recent I-94;
3) Clique em Consent and Continue;
4) Em First Name preencha seu primeiro nome, Last Name seu sobrenome, Birth Date sua data de nascimento, Passport Number o número de seu passaporte e Passport Country of Issuance coloque o país na qual seu passaporte foi emitido;
5) Após isso clique em Next.

Lembrando que você deve digitar as informações exatas iguais ao seu passaporte. Veja de onde tirar cada informação usando o passaporte:

Caso você não encontrar o seu I-94, tente utilizar de várias maneiras o seu nome e sobrenome, pois as vezes o agente de imigração colocou seu nome de forma diferente. Por exemplo, se você chamar Mário Henrique de Paula Silva, tente colocar em First Name somente Mário, ou Mário Henrique, e no campo Last Name, tente colocar Henrique de Paula Silva, de Paula Silva, Paula Silva ou somente Silva, fazendo a combinação entre nome e sobrenome.

Caso mesmo assim ainda não for possível encontrar, é necessário ir até o aeroporto e solicitar que coloque os dados no sistema. É por isso que é importante ao entrar no país, já checar seu I-94, pois se você veio para ficar e já estiver vencido a sua permanência, provavelmente não poderá tentar fazer isso.

Comente abaixo se você já teve problemas com seu nome, ou qualquer outra informação relevante que possa ajudar outras pessoas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *