Saiba O Procedimento Necessário Para Você Tentar Seu Visto Americano

Spread the love

Dúvidas de como tirar seu visto americano?

Agora, que você, leitor, já aprendeu como tirar seu passaporte, o próximo passo é o visto e estamos aqui para lhe auxiliar nesse processo.

E você deve estar se perguntando, mas o que é um visto e por que eu preciso dele?

O visto é a permissão de entrada concedida por um País ao cidadão estrangeiro e esse, varia de acordo com a duração e o objetivo da viagem; visto de negócios, turista, estudante, diplomático, noivo (a) ou jornalista.

Por isso, antes de arrumar as malas e partir para o aeroporto, o turista deve checar se precisa de permissão para entrar tanto em seu destino final quanto nos países de trânsito – seja por meio de requerimento pela internet ou de entrevista e entrega de documentos no consulado. Aqueles que foram residentes temporários no país nos últimos 10 anos ou já têm o visto dos Estados Unidos precisarão apenas de uma autorização eletrônica de viagem, que poderá ser solicitada pela internet.

Os brasileiros que desejam obter o visto de entrada em outros países devem comparecer ao consulado ou embaixada do país de destino.
E para auxiliá-los nesse processo, montamos um passo a passo de como tirar seu visto americano. O visto americano, esse, o “queridinho” dos vistos e o mais “chatinho”, lhe garante entrada aos Países dos Estados Unidos da América. Confira:

Passo 1: Formulário

O primeiro passo para tirar o visto americano consiste em preencher o formulário de solicitação DS-160. Disponível, apenas, na versão on-line, no site do Departamento de Estado Americano, clicando aqui. O formulário é extenso, mas é possível salvar as informações para continuar preenchendo em outro momento e as perguntas estão em inglês, mas a versão traduzida aparece quando o cursor é posicionado sobre o texto.

Passo 2: Documentos necessários

Ao longo do preenchimento do formulário, informações sobre suas últimas viagens aos EUA – se houveram –, itinerário da sua viagem atual e informações sobre sua vida acadêmica e profissional, serão requeridas.

Antes do envio do formulário, é necessário selecionar a cidade onde será realizada a entrevista pessoalmente na Seção Consular. No Brasil, é possível agendar entrevistas, apenas, em Brasil, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Passo 3: Agendamento da entrevista

O agendamento da entrevista poderá ser realizado através do site ou callcenter. A entrevista tal como o preenchimento do formulário e o pagamento da taxa de solicitação é de caráter único e individual, apesar da sua viagem ser em família, grupo ou casal.

Passo 4: Pagamento da taxa

Durante o processo de agendamento, é necessário pagar a taxa do visto. O valor da taxa é de 160 dólares para o visto de turismo, que pode ser pago com cartão de crédito ou por meio de um boleto bancário. É INDISPENSÁVEL guardar o recibo de pagamento para programar o agendamento.

Passo 5: Fotografia e impressões digitais

Além da entrevista no consulado, é preciso agendar a visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), clicando aqui, que deverá ser realizada na semana anterior à entrevista na Seção Consular. Lá são tiradas as fotos e coletadas as digitais. É importante levar o recibo de pagamento da taxa MRV, o passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data da viagem e passaportes anteriores – se houverem –, além da confirmação do formulário DS-160.
Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais – nestes casos, o solicitante ou seus representantes deverão entregar, além dos outros documentos, uma fotografia 5X7 no centro de atendimento.

Passo 6: Entrevista

No dia da entrevista, o solicitante deverá comparecer à embaixada ou a um dos consulados com o passaporte válido e os passaportes anteriores – se houverem – e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. Outros documentos que demonstrem condições financeiras para custear a viagem e retornar ao Brasil e que evidenciem vínculos com o país, como passaportes de membros da família, carteira de trabalho e declaração de imposto de renda. Dentro do consulado só é permitida a entrada dos solicitantes com entrevista agendada. Menores de idade podem entrar com acompanhantes. É proibida a entrada com bolsas, telefones celulares ou outros aparelhos eletrônicos – todos os visitantes são examinados pelo pessoal da segurança antes da entrada.

Pessoas com menos de 15 anos ou mais de 66 anos ou que pedem renovação do visto vencido a menos de quatro anos são dispensados da entrevista.
A entrevista costuma ser o passo mais temido do processo de solicitação do visto, apenas, mantenha a calma e confirme os dados apresentados no formulário.

Passo 7: Recebimento

Geralmente, os vistos são carimbados ou anexados ao passaporte do destinatário. O passaporte com visto, válido por 10 anos, pode ser entregue em um endereço residencial ou comercial. Um e-mail será enviado ao solicitante com o número de rastreamento da entrega. Com ele, é possível acompanhar o andamento da entrega pelo site dos serviços de solicitação de visto para brasileiros, aqui. Os passaportes são entregues de dois a sete dias úteis após o dia da entrevista. Outra opção é retirar o documento diretamente no CASV, conforme a opção adotada no momento do agendamento da entrevista.

Pronto! Ao seguir esses passos, você terá seu visto americano e poderá embarcar em um avião com destino aos Estados Unidos! Lembrando que você pode tirar essa permissão com o auxílio de uma agência de intercâmbio e quaisquer dúvidas durante o processo, você pode retirá-las através do site do Departamento dos Estados Unidos.

Obrigada por nos acompanhar e boa viagem!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *